PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM QUISSAMÃ PELO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS NOS DIAS 08 E 09 DE ABRIL
Mas as atividades no município continuam na próxima sexta-feira (08), no auditório da prefeitura a partir das 8h, com o workshop “Transtorno Espectro Autista”, com a palestra "Uma Visão Global da Inclusão" com a Psicóloga Especialista em Autismo, Sandra Cerqueira. Ao final da palestra a apresentação cultural com crianças de turmas de inclusão escolar.
No sábado (09), tem “Sessão Azul” para pessoas autistas no cinema do Espaço Cultural Sobradinho às 9h, e muitas brincadeiras para as crianças com parque de diversões que contará com o monitoramento de cuidadores especializados, montado no local até o meio dia. A ação é uma parceria das Secretarias de Assistência Social e de Educação por meio do Núcleo de Atendimento ao Educando - NAE e apoio da Coordenadoria de Cultura e Turismo.
A secretária de Assistência Social, Renata Queirós, explica que o autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos.
“As pessoas com espectro autista, assim como todas as pessoas com deficiência, sofrem com o despreparo de profissionais e com a desinformação dos familiares e sociedade. A fim de evitar a violação de direitos a que estão sujeitos, propomos este Workshop, buscando levar conhecimento a todos os envolvidos, garantindo assim proteção especial aos portadores do TEA - Transtorno Espectro Autista", ressaltou a secretária.
Os problemas causados por esta desordem podem variar. Existem crianças autistas que possuem inteligência e fala intactas, já outras convivem com sérios problemas de desenvolvimento na sua linguagem. Segundo especialistas, o problema atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente no Brasil, para cada 103 pessoas, 1 possui o TEA. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela ONU, em 2007 e visa promover ações para chamar a atenção sobre o autismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário