terça-feira, 5 de abril de 2016

Trânsito em trecho liberado da Augusto Montenegro flui com tranquilidade

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 04/04/2016 15:26

  • / OBRAS DO BRT / 04/04/2016 15:26

    Reativação da parada de ônibus no trecho liberado da Augusto Montenegro, favorece os moradores da área.


Os moradores das áreas localizadas no entorno das obras do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Augusto Montenegro já começaram a ter uma ideia da mudança significativa que o sistema promete trazer à população assim que for concluído. Desde setembro do ano passado, o trecho da rodovia Augusto Montenegro entre o Complexo do Entroncamento e a rua da Marinha estava parcialmente interditado para que as obras da primeira etapa do projeto pudessem ser concluídas. Desde o primeiro sábado de abril, este trecho foi totalmente liberado para veículos e para as linhas de ônibus que normalmente trafegavam pela via, mas que, devido ao ritmo acelerado das obras, precisaram ser desviadas para a rua da Marinha.
Com pouco mais de um quilômetro de extensão, o trecho liberado recebeu uma nova pavimentação asfáltica, com a utilização de 2.500 toneladas de asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente) e serviço de drenagem. Além disso, o projeto também prevê implantação de ciclovia sinalizada, construção de novas calçadas, iluminação e paisagismo.
Moradora do bairro da Nova Marambaia, a autônoma Georgete Souza acredita a liberação do trecho prova que tudo o que foi prometido pela Prefeitura de Belém está sendo cumprido. “Claro que uma obra desse tamanho traria problemas para a gente, mas nenhuma alteração foi realizada sem antes a Prefeitura nos informar por meio de reuniões marcadas com a comunidade”, afirma.
Georgete também acredita que com a liberação da avenida o número de fregueses vai aumentar. “Desde a interdição, a clientela tinha dado uma diminuída, mas como a parada de ônibus que fica em frente ao meu estabelecimento foi reativada, acredito que o movimento aumente”, espera.
Atuando como taxista há 19 anos, Raimundo Dias estava bastante satisfeito com a forma que o trânsito estava fluindo em frente ao ponto de táxi. “Era muito complicado fazer viagem por onde estava bloqueado. Agora não, pois podemos sair do ponto e seguir para o Entroncamento sem problemas”, diz.
Para a agente de trânsito Sandreane Sampaio, o fluxo de veículos nesta segunda-feira, 4, estava tranquilo. “Muitos motoristas de veículos pequenos ainda preferem pegar o desvio pela rua da Marinha, mas os itinerários originais das linhas de ônibus foram todos restabelecidos e as paradas de ônibus reativadas”, informa.
Mesmo com a liberação da avenida para veículos, as obras do BRT ainda estão ocorrendo, por isso a sinalização da via ainda não foi implantada. “Nós só podemos instalá-la quando a primeira etapa da obra, que vai até a Estação Mangueirão, for concluída. Por isso, é importante que o condutor tenha prudência ao transitar pela avenida”, orienta o engenheiro da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Luiz Saboia.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Tássia Barros - Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário