domingo, 1 de maio de 2016

Escola Campos do Cristal realiza ações de valorização da leitura

29/04/2016 14:13:51

Foto: Aline Bisso/Divulgação PMPA
Atividade integra o 4º Festival do Livro
Atividade integra o 4º Festival do Livro
Foto: Aline Bisso/Divulgação PMPA
Troca de livros e contações de histórias fazem parte da programação
Troca de livros e contações de histórias fazem parte da programação
Dentro das atividades do 4º Festival do Livro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Campos do Cristal (Beco do Império, 75 - Vila Nova), promove, nesta sexta-feira, 29, contações de histórias e troca-troca de livros na biblioteca Mário Quintana. Ocorrem, ainda, visitas ao Laboratório de Aprendizagens, onde está exposta a mostra Poetisas do Brasil.
 
De acordo com Karin Flesch, uma das professoras responsáveis pela organização do festival, o cronograma do evento sofreu pequenas alterações. “O troca-troca de livros, originalmente, ocorreria apenas na quarta-feira. Mas essa dinâmica deu tão certo, atraiu tantos alunos, que resolvemos estender por toda a semana”, informa. Segundo Karin, desde a última terça-feira, 26, quando se iniciou o festival, as crianças vêm fazendo atividades em sala de aula, relativas à leitura. “No sábado, momento em que a comunidade visitará a escola, faremos uma exposição, no pátio, com os trabalhos confeccionados pelos estudantes”, relata.
 
Segundo Marieta dos Santos Silveira, professora aposentada, os professores exercem um papel fundamental na formação dos alunos. “Os livros sempre trazem novas ideias. Essa contação de histórias motiva os jovens a buscarem mais sobre o assunto ou sobre os escritores”, declara. Para ela é preciso reforçar nos estudantes o hábito da leitura. “Vivemos na época da tecnologia em que tudo é muito fácil, e a leitura requer um tempo para se dedicar a um determinado livro. Esse momento não deve ser visto, de maneira alguma, como perda de tempo”, destaca. Marieta lecionou Língua Portuguesa na Campos do Cristal durante dez anos.
 
O 4º Festival do Livro encerra-se neste sábado, 30, quando a instituição receberá o Bibliobus (ação social, pertencente ao projeto Expandindo Conhecimento e Formando Cidadãos, com o objetivo de incentivar a leitura e o conhecimento). A biblioteca itinerante promove o acesso a livros didáticos e de literatura, revistas, jogos educativos e computadores. O veículo poderá ser conferido pela comunidade a partir das 10h. Acontecerá, no mesmo dia, uma apresentação do Grupo de Dança Tradicionalista da Emef Vereador Martim Aranha.


/educacao /escolas
Texto de: Mailsom Portalete (estagiário)/ Supervisão: Andrea Pinto
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário