Por Janaína Silva em 06/05/2016
O primeiro evento aconteceu nas Escolas Municipais Prof.ª Leomari Garcia Barreto e na Creche Tio Cotias, ambas localizadas no Tangará. Alunos, professores e Equipe Técnica da Escola participaram de palestras com nutricionistas, dentistas e fonoaudióloga. Os alunos também participaram da pesagem realizada por agentes do Posto de Saúde que levaram todos os equipamentos necessários à conferência do peso e altura das crianças.
O diretor da E. M. Prof.ª Leomari Garcia Barreto falou sobre a importância do programa. “Eu acredito que o PSE veio para incutir nas crianças, que são multiplicadores fora da escola, essas questões de saúde. Já acontecia um trabalho de saúde bucal todos os anos, mas agora com essa parceria de vários departamentos da saúde, visando uma prevenção futura, haverá muito mais subsídios. Se houver políticas públicas voltadas para a prevenção de doenças como a cárie, obesidade, desnutrição, entre outras, certamente o futuro será melhor. Esse é um trabalho de formiguinha”, diz Fábio Souza.
Com muita animação, as crianças recepcionaram os visitantes, ficaram curiosas com as novidades trazidas pelos “doutores da alegria” e puderam aprender brincando como cuidar bem da saúde.
“Esse projeto tem o objetivo de levar às crianças a prevenção, despertar para a higiene bucal, falando um pouco sobre o que comer e quando comer. Que criança que não gosta de comer doce? Elas precisam, porém, saber a hora certa para isso e o mais importante, que depois de comer o doce ela precisa escovar os dentes. Porque se não vai dar bichinho no dente. Os pequenos precisam saber isso!” esclareceu a Cris Sousa, técnica em saúde bucal, acompanhada da Dentista Wanda Porto.
Os professores da Creche Tio Cotias puderam, também, aproveitar para conversar com a fonoaudióloga que passou algumas dicas de como o professor pode estimular crianças com fala preguiçosa e outros fatores que aparecem no dia-a-dia em sala de aula. “O professor observa o comportamento do aluno e com o estímulo certo ele ajuda para um melhor desenvolvimento da fala” completa a fonoaudióloga, Dr.ª Marinelle Cristóvão.
Julianne Pacheco Dias, nutricionista responsável técnica da Secretaria de Educação falou um pouco para as crianças sobre alimentação saudável.
“Os alunos precisam ter conhecimento melhor sobre a importância de alimentar-se de forma adequada, de fazer a escolha de verduras e frutas ao invés de comer um doce, para que no futuro não sofram com obesidade ou desnutrição entre outras doenças”, concluiu Julianne Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário