sexta-feira, 27 de maio de 2016

ESCRITORA PARAENSE É HOMENAGEADA DESTA EDIÇÃO

Publicado em 20-04-2016 às 22:20 h 
Uma das tradições da Feira Pan Amazônica do Livro, que este ano completa 20 anos de existência, é homenagear escritores nacionais e locais em suas edições. Entre aqueles que já tiveram seus nomes nessa condição estão: Rui Barata, Benedito Nunes, Eneida de Moraes e Ariano Suassuna. Para celebrar as duas décadas do evento, a escritora paraense Amarílis Tupiassú foi a escolhida para ser a grande homenageada.
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a escritora possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e não por acaso, teve seu nome escolhido para marcar a data comemorativa do evento. Ela é uma das escritoras mais atuantes do evento. “Sempre trabalhei com literatura na Feira, à frente de palestras ou na organização, desde a época em que os livros eram arrumados no chão. Tínhamos que ter cuidado para não pisar neles. Só me ausentei enquanto morava na França”, lembra.
A experiência permite a escritora fazer uma avaliação pertinente sobre a Feira. “Ela teve um crescimento visível ao longo dos anos o que permite levar ao público uma gama maior de conteúdo e opções de atividades”, destaca.
Durante a Feira, a escritora vai lançar o livro “Escritores amazônicos e de outros nortes”, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). “São 28 ensaios, sobre obras de autores amazônicos, nacionais e internacionais, como Inglês de Souza, Eneida de Moraes, Ariano Suassuna, Milton Hatoum, Fernando Pessoa, Miguel de Cervantes, entre outros. Trata-se de uma revisitação nas publicações destes autores”, detalha.
Outros livros lançados pela autora são: estão “Para refletir com Pe. António Vieira” (Editora Universitária ­ EDUFPA/ 2008); “Escrita literária e outras estéticas” (Editora Unama / 2008); “A menina que veio de Itaiara” (Secult / 2004) e “Riso e pranto nos mares do descobrimento ou ensaio sobre história e poesia”. (Unama/2000).
Serviço: XX Feira Pan Amazônica do Livro. De 27 de maio a 5 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, das 10 às 22 horas. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário