Polo Fronteira recebe Mutirão Cultural
31/05/2016 11:36:00 - Jornalista: Mônica Braga
Foto: Divulgação
Oficina de turbantes, dança de rua e grafite serão algumas atividades desenvolvidas
O projeto é voltado para o fomento sociocultural e para a intervenção urbana. A FMC leva à comunidade frutos do seu programa e atividades, além de parcerias e colaboradores. "É cultura para todos os lados, união de várias vertentes num só espaço. Todos ganham com um projeto como o 'Mutirão Cultural', vale conferir", pontuou a presidente da FMC, Tânia Jardim.
Nessa primeira edição, o projeto tem como objetivo ocupar o espaço do Polo Fronteira - importante ferramenta cultural da cidade -, utilizando os produtos artísticos locais e também oriundos dos programas da FMC, entre eles a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), Escola Municipal de Dança (EmDança), polos de cultura, pontos de culturas e demais parceiros, além de oferecer, no mesmo evento, serviços básicos de saúde, orientação sobre vagas de emprego e atividades esportivas.
Buscando identificar a demanda local e com isso atingir um público expressivo, o "Mutirão Cultural" dividiu as atividades e intervenções de acordo com suas particularidades, tornando-se uma proposta de relevância para a localidade.
Segue a programação do "Mutirão Cultural":
Sábado - 4/6
*9h - Banda Musical Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab): Beleza Itinerante, das 9h às 12h.
*10h - Exibição do filme Nupem - História da Fronteira, Oficina de Balagandã, Capoeira (Mestre Gabiru), Circuito de ginástica.
*11h - Fotodança (11h às 14), Dança de Rua, Grafite, Oficina de poesia (jornalista, professor e poeta Gerson Dudus).
*13h - Lançamento Recicle Social.
*14h - Agetrab - Beleza Itinerante, Dança de rua, Grafite, Oficina de trançado com folha de coqueiro, Aula pública de Ballet.
*15h - Lambaeróbica, aula pública de Jazz.
*16h - Contação de história - Grupo Historiarte.
*17h - Filme Lendas de Macaé - Bruno Azevedo do Solar dos Mellos.
Domingo - 5/6
*9h - Oficina de turbantes, Capoeira (Mestre Anu).
*10h - Oficina de poesia (Jornalista, professor e poeta Gerson Dudus), Oficina de Compostagem, Oficina de Catavento.
*11h - Escola Municipal Maria José Guedes (Emart), Dança de rua, Grafite.
*12h - Encerramento - Companhia Chirulito de Teatro.
Parcerias: Fundação de Esporte, Secretarias de Educação, Mobilidade Urbana, Saúde, Serviços Públicos, subsecretaria de Iluminação Pública, Ambiente e Agetrab.
Participações: Artistas plásticos, Artistas urbanos, Pontos de Cultura, Escolas de Dança, Produtores Culturais, UFF/Rio das Ostras (Curso de produção cultural), Cine Clube Macaba Doce, NUPEM/Núcleo Acadêmico de Áudio Visual).
Polo Fronteira - Democratização da cultura é uma das propostas do Pólo. O espaço tem aulas de danças, capoeira, grafite, percussão, contadores de história, teatro, leitura e artesanato, além de atividades físicas para os pais.
O Polo conta com sete salas, sendo duas para danças com piso de madeira apropriado, espelho, barra e sonorização, além de copa, cozinha, cinco banheiros, tenda na área dos fundos, onde funcionarão também algumas atividades, e materiais de ginástica. Foi realizada uma reforma estrutural e administrativa em todas as instalações físicas para adequar às necessidades das atividades. Atende crianças acima de cinco anos e jovens em diversas atividades, nos turnos da manhã e tarde.
A equipe é formada por servidores que já atuam na comunidade. O espaço tem parceria com a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) para as aulas de percussão.
O Polo de Cultura Fronteira fica localizado na Rua Manuel Marques Monteiro, 724, Fronteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário