Parque Natural está sendo mapeado
A área, por ser uma unidade de conservação, precisa de cadastro completo, que inclui, entre outros, o registro do número e frequência de visitantes e o georreferenciamento, sendo que este compreende mapeamento completo da infraestrutura natural e levantamento topográfico
Iniciado nesta semana, o serviço deverá estar concluído no fim do mês de julho (Foto: Cao Ghiorzi)
A prefeitura de Lages contratou a empresa Sul Florestas para fazer o trabalho de georreferenciamento do Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto. Iniciado nesta semana,o serviço deverá estar concluído no fim do mês de julho.Segundo o gerente do Parque Natural, o engenheiro agrônomo Giovanni Tomazelli Guesser,a área, por ser uma unidade de conservação, precisa de cadastro completo, que inclui, entre outros, o registro do número e frequência de visitantes e o georreferenciamento, sendo que este compreende mapeamento completo da infraestrutura natural e levantamento topográfico.“É a maior área de preservação ambiental existente em área urbana no país”, destaca Giovanni.
O trabalho servirá de subsídio para que seja elaborado um catálogo do Parque Natural, semelhante ao existente no Parque Nacional do Iguaçu.“Vamos utilizar imagens de satélite e aerolevantamento. Com dados de GPS de precisão, identificaremos as trilhas, assim como os pontos de interesse turístico e ecológico”, informa o engenheiro da Sul Florestas, Matheus Nunes Silva.A partir daí será montado o Sistema de Informações Geográficas (SIG), que será disponibilizado pela prefeitura, servindo para o planejamento e gestão da unidade de conservação. “Além disso, serão feitos os mapas artísticos, identificando as trilhas e demais pontos de visitação”, explica.
O Parque Natural tem cerca de 200 hectares, onde, segundo mensuração feita por equipe técnica da faculdade de engenharia florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), existe em torno de três mil araucárias, uma delas com 400 anos de idade. Mensalmente, em média, seis turmas de alunos do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, visitam o Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário