Prefeito assina decreto que transforma Pedagogia Hospitalar em programa
Assinatura ocorreu durante 6º Encontro de Pedagogia Hospitalar, nesta quarta-feira.
Foto: Michele Lamin
Foi assinado nesta quarta-feira, dia 22, o decreto 10.989, que transforma a Pedagogia Hospitalar em Programa de Pedagogia Hospitalar “Amanda Carolina Kuodrek”. A assinatura ocorreu durante a abertura do 6º Encontro de Pedagogia Hospitalar, que segue até às 17h30 de hoje, na Escola Técnica de Saúde do Sus (Etsus).A secretária de Educação, Patrícia Lueders, explica que, com a mudança a continuidade dos trabalhos está garantida, independente do gestor que esteja à frente da administração do município. “Agora, as atividades da Pedagogia Hospitalar serão de fato políticas públicas do município. O decreto formaliza a ação deste programa, que é de fundamental importância para os estudantes que se encontram internados no hospital”, finaliza.
A mãe de Amanda, Lucemara Farias Kuodrek, esteve presente durante a assinatura do decreto e emocionada, agradeceu a homenagem em memória da filha. “Falar do programa é falar de um pedaço de mim que não está mais aqui. Foi pela Pedagogia Hospitalar que encontramos um caminho para que a Amanda continuasse os estudos. É muito difícil receber a notícia de que seu filho tem leucemia. Ficamos muito perdidos na época, mas o trabalho realizado no hospital nos deu uma luz e a Amanda continuou lutando pelo seu sonho, que era cursar Ciências Biológicas. Minha filha nunca deixou de sonhar. Era muito estudiosa, além de tantos outros adjetivos que poderia citar. É uma honra saber que o trabalho feito no Hospital Santo Antônio continuará e beneficiará tantas outras crianças e adolescentes, assim como ajudou a minha filha”, finalizou.
Na sequência, os participantes do encontro assistiram a palestra “Pedagogia Hospitalar como Processo de Inclusão”, ministrada pela professora Elenir Roders Budag Wuo. O evento reúne profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação e visa proporcionar o debate e integrar os diversos saberes e práticas no contexto da saúde e educação, bem como ampliar conhecimentos multiprofissionais acerca do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em tratamento de saúde no âmbito da Educação Básica por meio do projeto.
Amanda foi uma das estudantes que participaram do programa. Ela esteve em tratamento oncológico no hospital por oito meses. Na época, com 17 anos, ela se preparava para prestar o vestibular. Graças ao projeto, conseguiu concluir os estudos no Colégio Sagrada Família e passou no vestibular, sendo aprovada para cursar Ciências Biológicas na Universidade Regional de Blumenau. No dia 25 de abril deste ano, a jovem homenageada não resistiu à doença e faleceu.
O Programa
O Programa Pedagogia Hospitalar é desenvolvido desde 2008 por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e o Hospital Santo Antônio. Desde 2014, a inovação tecnológica, por meio de uma parceria com o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação, vem qualificando o atendimento com a ferramenta Pedagogia Hospitalar Interativa. Atualmente o programa dispõe de mecanismos tecnológicos como lousa digital, tablet e play table, que facilitam a aprendizagem do aluno.
O programa visa atender crianças e adolescentes internados no setor de pediatria do Hospital Santo Antônio e que estejam liberados pela equipe médica para frequentar a Classe Hospitalar. Os estudantes participam de atividades pedagógicas como leitura, escrita, problemas matemáticos, artes visuais, teatro e música, tendo como base as Diretrizes Curriculares Municipais (DCMs). As atividades são desenvolvidas respeitando suas capacidades, condições clínicas e necessidades individuais do aluno. Ao final da internação, um relatório é enviado para a escola onde o paciente está matriculado.
Assessora de Comunicação: Yara Schram
postada em 22/06/2016 11:50 - 175 visualizações
Nenhum comentário:
Postar um comentário