Prefeitura atende comunidade e anuncia creche em espaço que serviria abrigo para adolescentes
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/06/2016 09:17
O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, esteve na noite desta terça-feira, 21, no conjunto Satélite, bairro Coqueiro, reunindo com a comunidade para anunciar que o antigo abrigo “Começo Feliz”, será transformado em creche, para atender a população do conjunto e bairros adjacentes.
A notícia foi comemorada com pelos moradores que estavam reunidos em assembleia. Para a presidente do Centro Comunitário do Satélite, Janete Andrade, foi uma grande conquista. “Eu moro aqui há 40 anos e assim como essas outras mães e avós, nós lutávamos por isso, e graças a Deus, o prefeito veio esta noite nos dar essa feliz notícia que vai beneficiar muitas mães que precisam de um local para deixar seus filhos enquanto trabalham”, declarou.
O local estava desativado e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), pretendia implantar uma unidade socioeducativa de semiliberdade para adolescentes em conflito com a lei. Preocupada a comunidade se mobilizava e buscava alternativas para que a prefeitura tranasformasse o espaço em uma Unidade de Ensino Infantil.
De acordo com Zenaldo Coutinho, a participação social foi muito importante para este momento e a comunidade do Satélite, de maneira ordeira e unida, se organizou e pediu a criação da creche. Em depoimento, o prefeito destacou que em fevereiro recebeu uma comissão de moradores e fez as tratativas junto ao Governo do Estado sobre do assunto.
“Há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Fasepa e o Ministério Público, que foi homologado junto ao judiciário, e neste TAC obriga a Fasepa a fazer um espaço de semiliberdade para jovens em conflito com a lei, e este prédio foi apresentado ao Ministério como alternativa. Mesmo assim fomos junto ao governo para repassar o prédio para a Secretaria Municipal de Educação e reforçar o protótipo do município”, declarou o prefeito.
Ainda de acordo com Zenaldo, o prédio será repassado à Semec a partir desta quarta-feira, 22, e uma equipe visitará o local para listar o que deve ser feito para adequar o espaço. A assinatura para oficializar o repasse do prédio será realizada na próxima segunda-feira, 27.
Texto: Karla Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário