segunda-feira, 20 de junho de 2016

Projeto Anjos da Guarda transforma a vida de famílias no Tapanã

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 20/06/2016 16:25

  • / INCLUSÃO SOCIAL / 20/06/2016 16:25

    O Anjos da Guarda é pioneiro na atividade de educar através da música.


“Era uma criança difícil, toda semana se metia em brigas na escola e eu tinha que ir à secretaria para tentar resolver as coisas. Hoje temos uma vida diferente, ele não me dá mais trabalho e está indo muito bem na escola”. Este é o relato de Raimunda Conceição, mãe de Cauã Santos Nascimento de 11 anos, voluntária no projeto Anjos da Guarda, projeto que mudou a sua vida e a vida de centenas de famílias da cidade de Belém.
A iniciativa é um programa pedagógico da Prefeitura de Belém que, através da Guarda Municipal, ensina regras de conduta social e estimula a cidadania em crianças e jovens no bairro do Tapanã. Pedagoga do projeto, Viviane Jaques, explica a didática apresentada aos alunos. “Todo mês nós trabalhamos algum tema com eles, em junho estamos falando sobre a exploração do trabalho infantil. Nós fazemos rodas de conversa, música, teatro, brincadeiras, dinâmicas, todas são formas lúdicas de fazer com que as crianças entendam o tema abordado”, explica.
Após a melhora no comportamento do filho, Conceição decidiu se voluntariar como cozinheira do projeto, ajudando no trabalho de educar mais crianças ainda. “Eu sou mãe solteira, e o Anjos da Guarda auxiliou muito na educação do meu filho, então eu decidi me voluntariar. Foi uma forma de agradecer a tudo o que fizeram pela minha família”, conta a mãe, emocionada.
Participante há quatro anos do programa, a estudante Ketelen Vieira não esconde o orgulho em falar sobre o trabalho realizado com a Guarda. “A gente vêm aprendendo ao longo dos anos que nós devemos ajudar as pessoas, tratando todos bem e com respeito, sem denegrir a imagem de ninguém. Eu já estou com 16 anos então é meu ultimo ano aqui, mas tudo o que eu aprendi eu vou levar para minha casa, para minha escola, para minha vida toda”, garante a jovem.
Christian dos Santos é um jovem de 14 anos que adora futebol e por conta disso vivia constantemente na rua, atrapalhando os seus estudos. Hoje, um ano após entrar no projeto, ele se mostra entusiasmado com todo o aprendizado nas atividades exercidas.  “Eu gosto muito daqui, é melhor do que quando eu ficava na rua sem fazer nada, agora eu vejo um futuro melhor na minha vida”, afirma o garoto, animado em realizar exercícios de ordem unida e as aulas de música com flauta. “Eu já estou ansioso para a nossa próxima apresentação, vai ser muito legal”, diz Christian.
Músico na banda sinfônica da Guarda Municipal há 24 anos, Carlos Augusto Souto conta a experiência de lecionar para as crianças. “A música tem um poder grande, no que diz respeito a transformar vidas e rotinas familiares. O Anjos da Guarda tem sido uma porta de entrada dessa arte para as crianças, que dificilmente teriam acesso a essa atividade de outra forma. É um projeto pioneiro com relação a educar através de oficinas de música”, avalia.
Atualmente o Anjos da Guarda atende 120 crianças e adolescentes participantes na faixa etária de 7 a 16 anos. Segundo a coordenadora do projeto, Silvia Borges, desde a sua criação, o projeto já beneficiou mais de duas mil famílias.

Texto: Bruno Menezes
Foto: João Gomes - NID Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário