Secretaria de Ambiente promove plantio de árvores
01/06/2016 14:32:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Foto: Nathalia Silveira de Oliveira
Até o final desta tarde, 900 mudas estarão plantadas
Na terça-feira, somente na Rodovia Norte-Sul e Jardim Vitória, foram cerca de 500 mudas plantadas. A ideia é chegar a 900, passando pelo Jardim Guanabara, Avenida Amaral Peixoto (trecho do Bairro da Glória) e Centro da cidade. O plantio também continua nesta semana na orla das Praias Campista e Cavaleiros. Para esses espaços, são 50 mudas de clusias, aroeira e ipê amarelo. O bairro Virgem Santa será outro beneficiado nesta semana.
O secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, falou sobre a importância do trabalho na cidade. “A Secretaria de Ambiente entende a necessidade de plantio no meio urbano, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que terão mais sombras, frutos e ar menos poluído. Quem quiser mais informações, nossa secretaria também dispõe de técnicos qualificados, como biólogos e engenheiros florestais”, explicou
A engenheira florestal Nathalia Silveira de Oliveira, da Secretaria Municipal de Ambiente, ressaltou que o plantio conta com apoio de especialistas. “Quando não existe possibilidade de se fazer o replantio em espaços afetados por causa de obras, por exemplo, é possível colocar para outra área pública ou local com maior necessidade de plantio. A secretaria entra com as mudas”, pontuou.
Últimos plantios – Além das medidas compensatórias, o plantio de árvores pode ser feito em espaços onde haja demanda. No mês de abril, por exemplo, as áreas públicas do residencial Brisa do Vale, no bairro Imburo, receberam 72 mudas. As espécies plantadas no local são conhecidas como: pau-ferro, ipê branco, oiti, cássia rosa, munguba, pau-brasil e ipê amarelo.
O Centro de Convivência do Idoso, no Bairro Ajuda de Baixo, também foi beneficiado, em abril, com o plantio de 80 mudas de pau-ferro, pau-brasil, sibipiruna, cássia rosa, oiti e pata de vaca. “A escolha do local para o plantio foi devido a solicitações de plantios realizadas pelos moradores”, acrescentou Nathalia.
Legislação – A legislação que dispõe sobre a arborização urbana e paisagismo é a Lei Municipal nº 3010/2007que aponta, entre outras questões, a medida compensatória referente à remoção das árvores. A lei considera que região carente de árvores é aquela que possui um índice de áreas verdes, públicas ou particulares, estas quando protegidas por lei,
inferior a 15% da área ocupada por uma circunferência de raio de dois mil metros, em torno do local de interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário