Seminário de Educação busca ampliar gestão participativa
03/06/2016 17:18:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Ana Chafin
Inscrições para o evento podem ser feitas até segunda-feira, dia 6
Os interessados podem se inscrever até segunda-feira (6) pelo endereço eletrônico: cprfor@yahoo.com.br. O cadastro também pode ser feito no primeiro dia do evento (7), durante o encontro realizado no Centro de Convenções. Para melhor atender aos participantes, o cronograma do encontro foi subdividido. No primeiro dia, a programação vai atender todas equipes gestoras das escolas municipais no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, das 13h às 17h. Já no segundo dia, o seminário será voltado para equipes das escolas que atendem alunos de 6º ao 9º ano. O encontro vai acontecer das 8h às 17h, no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária.
A abertura da programação, que será direcionada a diretores geral e adjuntos, supervisores, orientadores pedagógicos e educacionais contará com leitura deleite com o grupo HistoriArte da rede municipal. O seminário também contará com a presença do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Esteves, que vai destacar o assunto sobre o atendimento nas faculdades públicas com a interiorização das universidades. Ele vai ministrar a palestra "O papel da universidade no município".
O encontro terá palavra da secretária de Educação, Marilena Garcia, que vai enfocar assuntos pertinentes à "Memória - História da Democratização da Educação". Na ocasião, será lançado um programa específico de prevenção à violência nas escolas. "Vivemos um momento atípico no país, município e na área da educação. Temos que traçar novos rumos para educação em prol da cidadania, prevenção e enfrentamento da violência", ressaltou Marilena.
Segundo dia - Para o segundo dia, haverá uma dinâmica de sensibilização intitulada Sistema Biocêntrico, com a especialista Suely Carvalho. Já às 9h, haverá mesa redonda "Gestores-Ação Inovação". O momento vai enfocar a temática ação-inovação, situações que preocupam, experiências exitosas e desafios a serem superados. A ocasião contará com o envolvimento de alguns diretores de unidades que apresentam experiências positivas na prevenção à violência. Eles farão parte de uma dinâmica específica, em que vão compartilhar vivências quanto ao enfrentamento da violência nas escolas.
A secretária de Educação, Marilena Garcia, será mediadora da mesa redonda "Legislativo, Executivo e Judiciário: Dialogando em rede por uma sociedade melhor". O momento contará com as presenças da promotora de justiça da Infância e Adolescência, Regiane Dias Pinto, o Secretário de Ordem Pública, André Luiz Ramos Monteiro e o vereador, Guto Garcia.
O foco do debate será "Educação do Estado, da sociedade e da família, que tem uma rede institucional de operacionalização da vida em sociedade". Na abordagem serão destacadas quais contribuições em curto, médio e longo prazos por parte do Legislativo, Executivo e Judiciário nos processos educativos para construção de uma educação humanizada e menos violenta.
No decorrer do seminário, haverá apresentações de propostas e formação de grupos de trabalho, que vão destacar temas como bulling, uso de drogas, violência externa, conflitos nas dependências da escola e rivalidades regionais. Outras abordagens serão abuso sexual entre crianças e adolescentes, violência ao patrimônio público e maus tratos. Serão formados os eixos de discussões. O objetivo é produzir um documento norteador do trabalho propositivo que será lançado nas escolas para a realização das ações que integrarão o programa “Ação TransformAÇÃO”.
O final do evento contará com proposições dos grupos e indicações de representantes de escola e dinâmicas com Sueli Carvalho.
Encontros com gestores na Educação - Além do seminário, a rede municipal está promovendo encontros específicos com as equipes gestoras na sede da Secretaria de Educação. A proposta é levar os participantes à reflexão quanto as intervenções pedagógicas nas escolas municipais. Outro objetivo é definir ações para corrigir os rumos da aprendizagem dos estudantes. As reuniões seguem um cronograma específico para atendimento de 52 escolas, que atendem o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)
A programação foi iniciada com reuniões com as equipes das unidades municipais Nosso Senhor dos Passos, São Marcos e Parque Maria Angélica. Outra unidade municipal participante foi a Interagir, que apresentou anseios, metas definidas para os bimestres, além de ações específicas para os alunos de 1º e 2 ano, além da Educação Especial.
De acordo com as dirigentes Dilma Almeida (geral) e Danielle Vieira (adjunta), as reuniões são essenciais para repassar o andamento do trabalho da escola e pontuar os avanços e dificuldades apresentados no processo de ensino. "Temos a expectativa de atingir as metas estabelecidas na escola", comenta Danielle.
A subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, lembra que os dirigentes municipais estão reavaliando os planos de gestão, para que se sejam atualizados e recebam adequações específicas. Nesta terça-feira (31), o atendimento foi junto aos gestores das unidades como Coquinho, Joaquim Breves, Fantina de Mello, Córrego do Ouro, Jacyra Tavares Duval. A agenda de encontros segue até o dia 6 desse mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário