terça-feira, 19 de julho de 2016

Consumir frutas da estação é garantia de saúde e alimentação adequada

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 19/07/2016 16:00

  • / VERÃO SAUDÁVEL / 19/07/2016 16:00

    As frutas da estação ganham destaque na mesa do consumidor pelo preço mais acessível e facilidade com que são encontradas nas feiras e supermercados.


Quer ter uma alimentação saudável sem gastar muito? Basta apostar nas frutas da estação. Abacaxi, melão, tangerina e melancia são algumas das opções de fácil acesso e baixo custo por conta da grande produção nesse período.  
Além de serem ricas em vitaminas, as frutas são ótimas fontes de fibras, garantem a saciedade e ajudam na limpeza do organismo auxiliando no funcionamento do intestino. A nutricionista Ana Laura Soares, da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar (Copsan), ressalta a importância de consumir pequenas porções de frutas todos os dias.
''Para ter saúde e bem estar durante as férias, é necessário manter uma alimentação saudável. Além de apresentar baixas calorias, as frutas são ricas em fibras. Podem ser consumidas sozinhas ou misturadas com outros alimentos, em saladas ou em forma de sucos''.
O Mercado Ver-o-Peso, por exemplo, oferece ao consumidor uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, alimentos que garantem energia para o corpo. 
Para o feirante José Augusto da Silva, 40, que trabalha com venda de frutas há mais de 20 anos, a população acaba optando por frutas da estação, já que o preço diminui por conta da grande quantidade produzida.
"Nesse período as frutas mais procuradas são abacaxi, melancia, melão e tangerina porque são frutas dessa estação. O preço varia de acordo com a fruta, mas quase tudo fica em torno de R$ 2,00 ou R$ 4,00 reais a unidade, para frutas maiores ou o kg para as menores'', comentou o feirante, satisfeito com as vendas.
Dicas
Para garantir mais energia nesse período de muito calor, a Copsan preparou algumas dicas para manter a saúde no período das férias escolares e que podem servir como base alimentar para o ano todo.
Nos dias de calor intenso, é necessário adotar uma dieta que combine alimentos leves e de fácil digestão. Frutas, legumes e verduras, além de proteínas magras são essenciais para o organismo adquirir a energia necessária para o corpo. 
"O consumo de frutas e legumes são essenciais.  Eles ajudam na manutenção e renovação celular. Dessa forma, você garante uma pele mais bonita e saudável nesta época do ano, além de reforçar a imunidade do organismo contra resfriados'', comentou a nutricionista.
É necessário manter uma alimentação de 3 em 3 horas, pois além de diminuir a quantidade de alimento ingerido, isso evita o jejum prolongado, facilitando a digestão e melhorando a disposição física. 
A nutricionista ainda ressalta que o cuidado tem que ser redobrado com a ingestão hídrica devido à exposição solar.
"É importante ficar atento nessa época do ano, já que a exposição ao sol é bem comum, então é importante ingerir bastante água para reposição de líquido no corpo e dessa forma evitar a desidratação.Logo, devemos consumir em média de 8 a 10 copos de água por dia'', recomenda.
Para quem quer garantir uma pele bronzeada nesse verão, o consumo adequado de vitaminas como A, C e E, que são encontrados nos vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros, pode tornar a pele mais bonita, facilitando o bronzeamento além de garantir uma boa alimentação.
A estudante Michelly Santos,19,  conta que consome frutas o ano todo, mas nesse período de férias prefere consumir as frutas que são ricas em água.
"Como eu passo o final de semana na praia, me preocupo muito com o que vou comer. Então eu sempre acabo levando bastante fruta para todos os lugares. Eu adoro melancia, se for gelada nesse nosso calorão, é melhor ainda".
Texto: Milene Amaral
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário