Página Inicial / Notícias / Crianças devem receber a 2° dose da vacina contra gripe até quinta-feira, 23
Crianças devem receber a 2° dose da vacina contra gripe até quinta-feira, 23
Aproximadamente 300 crianças Carapebuense estão na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que receberam a primeira dose da vacina contra Influenza, e devem receber o reforço até a próxima quinta-feira (23), nos Postos de Saúde da Família – PSF ou na Sala de Vacinas (anexo ao Hospital).
Os PSFs funcionam de segunda a quinta-feira, de 8h às 17h, e as sextas-feiras de 8h às 12h. Lembrando que é fundamental a apresentação do Cartão de Vacina.
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, a transmissão ocorre por meio de secreção nas vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos após contato com a superfície recém-contaminada. Os sintomas podem ser confundidos com o de um resfriado com, dores pelo corpo, especialmente nos músculos e nas articulações, tremores, frio intenso, febre, tosse seca e coriza.
De acordo com a secretária de Saúde, Maria de Jesus Barboza, é importante imunizar as crianças. “Temos muitos casos em todo o Estado por isso é fundamental proteger as crianças com esse reforço”, falou a secretária.
A gripe (influenza)
Doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória. As pessoas idosas e as portadoras de doenças crônicas que desenvolvem gripe têm maior risco de complicações como a pneumonia bacteriana. A vacina contra a HYPERLINK “http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/gripe-pr.html”gripe reduz o risco de adoecimento causado pelo vírus influenza e, em razão disto, o de complicações bacterianas.
Transmissão – O vírus influenza é facilmente transmitido de uma pessoa para outra através de gotículas eliminadas através da tosse ou do espirro. A penetração do vírus no organismo ocorre através da mucosa do nariz ou da garganta e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a disseminação dagripe.
O resfriado comum, que não deve ser confundido com a gripe, em geral produz coriza intensa e não é acompanhado de febre ou causa febre baixa. A ocorrência de pneumonia bacteriana, uma complicação comum da gripe, é mais frequente em crianças até um ano, idosos e indivíduos com doenças pré-existentes (pulmonares, cardíacas, renais, hematológicas e deficiências imunológicas), pode tornar necessária a internação hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário