Ação integrada de segurança e educação marca Operação Volta às Aulas a partir de segunda-feira, 8
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 07/08/2016 16:11
A partir desta segunda-feira, 8, a Prefeitura de Belém dará início à Operação Volta às Aulas, mas com um diferencial: desta vez será realizada uma grande ação integrada com diversos órgãos estaduais e municipais, tendo como foco principal a área do BRT (Bus Rapid Transit). Além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a operação vai contar com a participação de homens da Guarda Municipal de Belém (GMB), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e Polícia Militar (PM).
A partir das 8h de segunda-feira, Semob, Guarda Municipal, Detran e PM estarão posicionados em cada cruzamento ao longo do trajeto do BRT Belém na avenida Almirante Barroso. A equipe de educação da Semob se concentrará no cruzamento da avenida Júlio César e haverá homens posicionados nos cruzamentos das avenidas Tavares Bastos e Doutor Freitas, travessas Lomas Valentinas, Angustura, Estrela, Humaitá e Antônio Baena e avenida José Malcher nos dias 8, 10, 12, de 7h às 13h e de 14h às 20h.
O objetivo é reforçar as rondas que a Semob já promove no corredor do BRT junto com a Guarda Municipal. Sempre que um pedestre ou ciclista for flagrado dentro da faixa expressa, ele será conduzido para a calçada do outro lado da via. Caso haja resistência, a Polícia Militar entrará em ação.
"Já estamos com um trabalho intensivo na área desde julho, mas este reforço é fundamental, porque se trata de um corredor extenso. Muitas vezes tiramos uma pessoa da pista expressa e ela retorna na esquina adiante. Também estamos de olho nas escolas da área e nos estudantes em geral que circulam pela via no deslocamento para suas escolas, porque neste retorno às aulas a presença do BRT circulando ali é novidade e eles têm que saber andar com segurança", explica Marcos Chagas, diretor de trânsito da Semob, que coordena a operação. "Será uma ação pontual durante três dias, mas esperamos que a mensagem fique consolidada em quem anda na Almirante Barroso", ressalta.
Escolas - Enquanto os agentes de segurança pública estiverem agindo no BRT, o ProPaz Escola, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além da equipe de educação do Detran, estarão realizando ações dentro das escolas públicas situadas ao longo da avenida Almirante Barroso. A primeira escola a receber a ação será a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Visconde de Sousa Franco, situada na esquina da avenida Almirante Barroso com travessa Vileta, ainda na segunda-feira. Na quarta-feira, 10, será a vez da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulino de Brito, situada na esquina da Almirante Barroso com travessa das Mercês, e, por último, na sexta-feira, 12, a ação chegará à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II, situada na Almirante Barroso com travessa Lomas Valentinas.
Na semana seguinte, a equipe de educação da Semob atuará em escolas municipais.
Texto: Esperança Bessa
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário