Evento solidário reúne mais de 600 moradores de rua
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 17/08/2016 15:33
Um momento de comunhão e solidariedade. Foi assim a manhã desta quarta-feira,17, durante a missa destinada a moradores de rua, na igreja da Sé, evento realizado pelo XVII Congresso Eucarístico Nacional, reunindo mais de 600 pessoas carentes ou em situação de rua.
O XVII Congresso Eucarístico tem como tema “Eucaristia e partilha na Amazônia”, e reúne na capital paraense diversas entidades e fundações eucarísticas desde o último dia 15. A prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e demais secretarias municipais, tem colaborado ativamente na logística da programação, que se estende até o próximo domingo, 21.
A Funpapa participou do evento levando à missa cerca de 100 usuários dos Centros de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centros Pop). A presidente da Fundação, Adriana Azevedo, destacou a importância desse momento na vida das pessoas mais carentes. “É essencial esse olhar mais sensível da Igreja para aqueles que parecem invisíveis na sociedade. Através de nossos Centros Pop, trouxemos nossos usuários para participarem desse momento tão especial e transformador na vida de cada um deles”.
Ana Paula Costa dos Santos tem 36 anos e frequenta o Centro Pop de São Brás desde 2014. “Essa missa me emocionou muito porque ela foi uma homenagem a todo morador de rua, ela falou diretamente com todos nós e fez uma ponte com todo o tratamento que recebemos no Centro. Lá é o único lugar onde podemos encontrar abrigo, um café da manhã, um banho, eu me sinto uma cidadã com todos os meus direitos”, declarou, com um largo sorriso.
Após a missa, às 12h, todos os presentes foram convidados para um grande almoço coletivo, realizado na praça do Carmo. Um momento de descontração e compartilhamento entre todos os envolvidos no congresso, com os moradores de rua. “Esse é o ponto alto do congresso, pois é o momento da partilha do pão de forma igualitária com todos os irmãos, sem excluir ou discriminar ninguém, pois todos eles também são filhos de Deus e precisam muito mais do que nós”, disse o Diácono Miguel Pinto, presidente da Fundação Caritas em Belém, há 11 anos.
“Esse momento agora mostra que estamos sendo vistos, que não somos invisíveis. Estar sendo cuidado, não só pelo município, mas também pela Igreja me conforta, me dá paz interior, e essa missa conseguiu me trazer paz de espírito”, falou, emocionado, Paulo Henrique de Oliveira, 35 anos, que frequenta o Centro Pop de São Brás.
Eunice da Silva Alves tem 38 anos e é usuária do Centro Pop de Icoaraci há seis anos. Ela não esconde a gratidão por toda assistência que recebe. “No Centro Pop a gente faz dança, teatro, artesanato, eu considero as pessoas de lá como a minha família, a família que eu nunca tive. Um dia como hoje, com missa e almoço, me faz sentir especial, me mostra que somos todos iguais perante Deus”, conclui.
Texto: Bruno Menezes
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário