segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Semec surpreende alunos com atividades de cultura e lazer no retorno das férias escolares

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 01/08/2016 15:21

  • / VOLTA ÀS AULAS / 01/08/2016 15:21

    Retorno dos alunos da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, foi melhor, graças às reformas feitas no prédio durante o mês de julho.


Quando o relógio marcou sete e vinte da manhã, dona Eliana já estava no portão da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro para deixar a filha de apenas 9 anos, no primeiro dia de aula, após as férias escolares. O que ela e a filha Caroline Melo não imaginavam é que seriam surpreendidas com uma programação especial com danças, músicas, e atividades de recreação e incentivo à leitura.
“Eu fiquei surpresa com a bela recepção que minha filha teve aqui na escola, até porque ela já estava bastante ansiosa por esse momento. É importante receber as crianças dessa forma, pois assim eles se sentem importantes e também estimulados para continuar os estudos depois das prolongadas férias”, destacou a mãe e comerciante, Eliana Gomes.
Como Caroline, mais de 70 mil estudantes da rede municipal retornaram das férias escolares nesta segunda-feira, 01, para as atividades do segundo semestre do ano letivo 2016. Para os mil alunos da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, o retorno foi ainda melhor, graças às reformas feitas no prédio durante o mês de julho.
“Cheguei aqui esperando que fosse direto para a sala de aula, mas não foi isso que aconteceu. Participei de brincadeiras legais e também pude interagir com meus colegas, aproveitar para contar sobre as férias e até conversar sobre a escola que está um pouco diferente”, contou.
A unidade de educação, localizada no bairro do Guamá, recebeu nova pintura das salas de aula, troca da iluminação, regularização da água e manutenção e refrigeração. Na quadra poliesportiva, os alunos foram recebidos com brincadeiras e orientados a zelar pelo espaço onde estudam.
“Neste momento de acolhimento, é importante ressaltarmos esse cuidado que os alunos devem ter com a escola e também aproveitar para mostrar que o espaço é todo deles e sempre estará de portas abertas para toda a comunidade do entorno”, frisou o diretor Alcemir Rodrigues.
Algumas atividades foram desenvolvidas a partir de projetos já realizados pela rede municipal de ensino, como é o caso do Projeto Memória da Literatura do Pará.
Ao lado da mãe, a estudante Ana Paula Pedrosa, 8 anos, elogiou as atividades. “É o primeiro ano que estou estudando aqui, mas só agora aprendi mesmo a ler, e esses projetos como o Memória da Literatura, têm me ajudado bastante. Sou satisfeita com a minha escolinha e para este segundo semestre espero me empenhar e aprender bem mais”, afirmou.
“Sei que matricular minha filha aqui foi a melhor escolha que fiz, ela tem evoluído muito. E claro que além de bons profissionais e bons projetos, uma boa estrutura conta para o bom desenvolvimento estudantil das crianças”, relatou Alda Barbosa, mãe de Ana Paula.
De acordo com o calendário escolar da Diretoria de Educação, da Semec, o ano letivo de 2016 se estenderá até o dia 29 de dezembro, totalizando 205 dias letivos, com formação continuada para professores, programações culturais, intensificação de projetos, além de atividades físicas e extraclasse, incluindo a região das Ilhas. 
Investimentos – A Prefeitura de Belém vem trabalhando na reforma, ampliação e construção de unidades escolares, assegurando melhor estrutura e educação de qualidade com profissionais permanentemente qualificados pelo próprio município. As unidades de educação contam com amplas salas de aula, a maioria refrigeradas, quadras poliesportivas, salas de leitura, bibliotecas, refeitórios e salas de recursos multifuncionais para melhor atender alunos com qualquer tipo de deficiência.
Em três anos, 3.500 novas vagas foram abertas na rede municipal. Para este segundo semestre, a Prefeitura de Belém vai garantir a abertura de mais 3.500 vagas com a entrega das escolas Manuela de Freitas, São Silvestre, Erê, Campos Elíseos, São Clemente, Comunidade Vitória e Profª Renata Sales Pena.
Outras obras ainda iniciarão neste segundo semestre de 2016  nos espaços Alzira Pernambuco, Portal, Nelsinho, Amigos Solidários, Parque Guajará, Caruarú e Fidélis.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário