Notícias
Emart recebe Delegado Regional dos Músicos em visita informal
A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), da Fundação Macaé de Cultura (FMC), recebeu no último dia 13, o Delegado Regional do Sindicato dos Músicos (SindMusi), Francisco Amaral, em visita informal. Na oportunidade, o sindicalista se encontrou com profissionais, professores, formandos e estudantes de música e canto da escola para discutir com a categoria questões sobre os seus direitos trabalhistas.
Durante o encontro o delegado do SindMusi, conhecido como “cantor e violonista Chiquinho”, prestou esclarecimentos acerca do trabalho desenvolvido pelo sindicato na defesa dos direitos dos músicos, questões de trabalho, remuneração e contratos, cachês e couvert artístico, importância de ser um artista legalizado e o que determina a legislação, entre outros temas.
- Lutar pela dignidade dos músicos é uma das principais bandeiras do sindicato regional. É preciso que os direitos dos músicos sejam respeitados. E a frente de luta para isso é o SindMusi, - afirmou Chiquinho.
O advogado Benedito das Graças (61 anos), músico violonista e que atualmente se aperfeiçoa em piano na Emart participou do bate-papo e gostou. “Foi muito boa a visita do Chiquinho porque elucidou dúvidas relativas à profissão. O músico precisa saber sobre todos os seus direitos quando faz um contrato”. A comerciante Maria Lúcia Santiago (62 anos), que se aprimora no estudo de piano há cinco anos na Emart também gostou das explicações. “Essa explanação do sindicalista ajudou muita coisa. Deu-nos ânimo e incentivo para continuar na profissão com o respaldo do SindMusi”, garantiu.
A direção da Emart, que este ano lança no mercado de trabalho mais músicos de nível técnico, através da formatura da primeira turma de profissionais em instrumento musical e canto falou o que significou a visita.
- Importante a vinda do Delegado Regional do Sindicato de Músicos à Emart. As informações a respeito do exercício profissional são muito bem vindas. E ainda, a apresentação dos órgãos responsáveis pelos direitos e regulamentação como a Ordem e o Sindicato dos Músicos e de seu Delegado são de imensa utilidade para os alunos e professores. Parabenizo ao Francisco, Delegado Regional do Sindicato, pela iniciativa de vir à Emart e nos colocamos à disposição para outros encontros, - assegurou, Terezinha Vasconcelos.
Delegacia Regional - A Delegacia Regional do SindMusi funciona na Rinha das Artes, na Rua Dr. Júlio Olivier, em Macaé, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. Na delegacia, os músicos poderão se associar, fazer cadastramento nos benefícios, solicitar acompanhamento e orientação jurídica. O local também serve como área de convergência dos músicos para debater e aprimorar as relações de trabalho e de vida dos músicos.Além de Macaé, a delegacia abrange as cidades de Campos de Goytacazes, Quissamã e Itaperuna.
Por Lourdes Acosta
Divulgação FMC
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário