segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Alunos do Projovem Urbano comemoram a conclusão do Ensino Fundamental

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/12/2016 20:04

  • / EDUCAÇÃO / 23/12/2016 20:04

    Nesta edição do programa, foram, ao todo, 1.083 alunos concluintes das Escolas-Núcleos da rede municipal de ensino, como Almerindo Trindade, Amália Paungartten, Cordolina Fontelles, Francisco Nunes, Helder Fialho, Ida de Oliveira/Comandante Klautau, entre outros


Entre os mais de mil alunos que viveram, nesta semana a alegria de colar grau pela conclusão do Ensino Fundamental, um jovem casal atraía as atenções. Vestidos a rigor com suas becas, Carlos Júnior Furtado dos Santos, de 23 anos, e Rosângela Cristina Silva de Sousa, de 19 anos, eram formandos do Projovem Urbano Belém – Edição 2014 e participaram da solenidade no Centro de Eventos Benedito Nunes - UFPA . Nas mãos, eles seguravam mais do que seus certificados, carregavam algo ainda mais especial: o pequeno Carlos Richard, de apenas quatro meses de vida, fruto da relação de oito anos dos dois.
“Podemos parecer muito novos, mas sempre tivemos planos de constituir uma família, por isso, resolvemos entrar juntos no Projovem e realizar nosso sonho de concluir o Ensino Fundamental para podermos ter mais oportunidades profissionais lá na frente”, contou Carlos, que estudava e trabalhava em um carrinho de lanches à noite, e tantas vezes precisou faltar o trabalho para seguir em seu objetivo.
Rosângela relembra que não foi fácil conciliar os estudos com a maternidade. “Minha gravidez não foi planejada, tive muito medo de ter que parar novamente de estudar, mas decidimos nos apoiar um no outro, contamos também com o incentivo da família e dos professores e, agora, podemos comemorar essa vitória e dedicá-la ao nosso filho, que hoje é nossa maior motivação para sempre buscar algo melhor”, enfatizou a jovem mãe.
Nos olhos de cada formando e de seus familiares era possível enxergar suas trajetórias de superação, afinal, foram dois anos de estudos e muitos obstáculos para conseguirem chegar ao fim do curso e concluir com êxito o Ensino Fundamental. Para isso, tiveram como peças fundamentais nessa conquista os professores, que muitas vezes foram como pais e conselheiros nessa jornada.
Para a professora Rosana Rodrigues, escolhida como paraninfa da turma formanda da Escola-Núcleo Almerindo Trindade, foram 18 meses de muita luta, desafios a enfrentar, limites a superar, mas que os alunos venceram com muita fé e muita bravura. “Mantenham sempre viva a vontade de aprender, não parem por aqui, deem continuidade aos seus sonhos e, a partir de agora, caminhem em direção ao Ensino Médio e, depois, à uma faculdade, busquem sempre mais, estarei torcendo por todos vocês”, disse a docente em sua mensagem aos formandos.
Aluna do núcleo Almerindo Trindade, Geyse Kelly Quaresma, de 27 anos, foi a oradora da turma. Bastante emocionada, ela lembrou que durante esse tempo enfrentaram algumas dificuldades, tiveram momentos de alegrias e de tristezas, e conheceram pessoas que mudaram suas vidas para sempre.
“Alguns se foram para voltar depois, outros nunca mais voltarão, mas todos os que não desistiram do programa representam a esperança em um amanhã melhor. O Projovem nos oportunizou sair daqui habilitados e mais preparados na vida, nossos educadores nos ensinaram a reconhecermos nossa cidadania e lutarmos por ela. Valeu a pena termos continuado para alcançarmos este resultado, que é a nossa formação básica e profissional”, disse Geyse.
Também orador da sua turma, do Núcleo Cordolina Fontelles, Melquezedeque Maia dos Santos, de 23 anos, destacou que “esta é uma conquista que Deus preparou para nós, nos deu forças para continuar e este é só o começo de tudo o que podemos realizar. Que venha o Ensino Médio”. Na ocasião, o aluno lamentou a ausência de sua mãe, que no momento encontrava-se de repouso após uma cirurgia. “Queria muito ela aqui, porque foi minha grande incentivadora, sempre me colocando pra cima, mas sei que ela está muito feliz com a minha vitória e dedico este certificado a ela”.
Sempre lembrados pelos formandos em seus depoimentos, os familiares estavam lá compartilhando da emoção e felicidade dos seus filhos, sobrinhos, netos, irmãos, pais, pois também viveram junto com eles cada desafio dessa caminhada em busca do conhecimento e da formação educacional. Dona Gemima da Silva, dona de casa de 48 anos, mãe da aluna Tamara Poliana, de 29 anos, do Núcleo Inês Maroja, não continha a alegria em ver a filha concluindo os estudos no Ensino Fundamental.
“Sei o quanto ela batalhou para atingir seu objetivo, mesmo tendo que se dedicar também ao seu trabalho com vendas e como diarista para garantir o sustento da família. Foi com muita luta e dificuldade, mas nós enfrentamos juntas. Ela tem um bebê pequeno e eu ficava com ele para que ela fosse para a aula. Para mim, como mãe, é um orgulho muito grande e só espero coisas maravilhosas para o futuro dela”, comemorou Dona Gemima.
Durante a solenidade, a coordenadora geral do Projovem Urbano Belém, Thalita Carvalho, agradeceu à Prefeitura de Belém, à Secretaria Municipal de Educação (Semec), aos professores e a toda a equipe do Projovem pelo apoio e dedicação ao programa, e destacou e aos alunos formandos que “este é o pontapé inicial, que seja o primeiro passo para alcançar novos horizontes e que seja um incentivo para vocês continuarem o Ensino Médio e uma graduação”.
A Diretora de Educação da Semec, Socorro Aquino, parabenizou todos os formandos e os familiares que os acompanharam e incentivaram nesse longo processo. “Sabemos que foi um esforço muito grande para poderem chegar até aqui e estarem com essas becas lindas para receber os certificados de vocês. Em nome do Prefeito Zenaldo Coutinho, que assumiu um compromisso com a educação no nosso município, desejo que o caminho de vocês brilhe muito e que a educação continue transformando muitas vidas como a de vocês”, concluiu.
Sobre o programa
O Projovem Urbano/Belém é um programa social de inclusão que atende jovens de 18 a 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental. O programa é do governo federal, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo do Projovem Urbano é oportunizar aos jovens a conclusão do Ensino Fundamental no período de 18 meses e a obtenção de uma qualificação profissional inicial na área da saúde ou telemática, além de incentivar a participação desses jovens em ações comunitárias. O aluno matriculado no programa recebe ainda uma bolsa mensal de R$ 100,00 (paga pelo governo federal), merenda escolar e material didático.
Na edição de 2014, exercício 2015/2016, foram 1.083 alunos concluintes das Escolas-Núcleos da Rede Municipal de Ensino Almerindo Trindade, Amália Paungartten, Cordolina Fontelles, Francisco Nunes, Helder Fialho, Ida de Oliveira/Comandante Klautau, Inês Maroja, Maria Amoras, Madalena Haade, Miguel Pernambuco, Paulo Freire, República de Portugal, Silvio Nascimento e Estelina Valmont.
Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário