segunda-feira, 26 de dezembro de 2016


Prefeitura assina convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção da Praça do Trem

Publicado em 21 dezembro de 2016
 
Momento único na história de Friburgo
Momento único na história de Friburgo
Os recursos já estão liberados
Os recursos já estão liberados

Mais um projeto concretizado: na tarde, desta quarta-feira (21), a Prefeitura assinou o convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção da Praça do Trem. O novo espaço vai oferecer uma oficina de gastronomia das colônias, um museu e a praça.
Apresentação da Praça do Trem
Apresentação da Praça do Trem
O projeto vai trazer o turista para o centro da cidade
O projeto vai trazer o turista para o centro da cidade

O projeto teve início em 2013 com a procura de uma área nobre no centro da cidade subutilizada. O EGCP- Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos, começou então a desenvolver um projeto para que o espaço não fosse apenas uma praça e uma área de lazer, mas que o local pudesse ser considerado um vetor de desenvolvimento econômico para Nova Friburgo, se tornando um gerador de emprego e renda.
A ideia é que a Escola de Gastronomia das Colônias, que será instalada no local, proporcione a oportunidade às pessoas poderem ter a sua profissão. Ao mesmo tempo, a praça irá atrair turistas que virão também para ver de perto o projeto do Museu do Trem, onde será possível conhecer um pouco mais sobre a história de Nova Friburgo.
O prazo de execução é de  um ano
O prazo de execução é de um ano
O objetivo é que a  obra possa ser inaugurada  em maio de 2018
O objetivo é que a obra possa ser inaugurada em maio de 2018
A praça ira buscar lá atrás a história do trem em Nova Friburgo
A praça ira buscar lá atrás a história do trem em Nova Friburgo
Um convênio fundamental para Nova Friburgo
Um convênio fundamental para Nova Friburgo

O empresário e vice-presidente da colônia libanesa, Gilberto Saber, esteve no ato da assinatura do convênio e fala da expectativa da concretização do projeto: “ Estou maravilhado com esse projeto que sem dúvida nenhuma é um caminho para Nova Friburgo avançar no turismo. Posso afirmar que a cidade começa de fato a ter uma retomada turística. Parabenizo o Rogério e toda a Prefeitura por já estar em um momento de transição política e continuar fazendo o melhor em prol de Nova Friburgo. ”
A presidente da colônia Húngara de Nova Friburgo – Eva Bitó falou da importância da Praça para o resgate cultural e turístico. “ Eu subi de trem em 1957, cheguei a Friburgo, vim para a Leopoldina. Tenho realmente muitas saudades. É muita emoção…é uma coisa nova e recuperar esse espaço significa devolver as pessoas o sonho de ter subido a serra de trem. Ajuda no resgate cultural e turístico, temos muitas histórias bonitas de pessoas que chegaram a Nova Friburgo de trem “
O projeto contou com a colaboração do Deputado Federal, Índio da Costa, firmando a emenda no valor de cerca R$ 1 Milhão e 237 mil com a contrapartida do município, no valor de aproximadamente R$299 mil. A Caixa Econômica é a mandatária do Ministério das Cidades para conduzir o projeto que foi aprovado e agora está sob análise. A Caixa deve emitir, em breve, o SPA-Síntese do Projeto Aprovado. Logo após a emissão deste aval da Caixa, a Prefeitura está então autorizada a licitar a obra. O prazo de execução é de um ano e o objetivo é que a obra possa ser inaugurada em maio de 2018, quando Nova Friburgo comemora o bicentenário.
O prefeito, Rogério Cabral, ressaltou a relevância da assinatura do convênio: “ Esse convênio é fundamental. O projeto vai trazer o turista para o centro da cidade. É uma praça que vai buscar lá atrás a história do trem em Nova Friburgo, por esse motivo o nome da praça é Estação do Trem. Ela vai estar localizada entre o Cadima Shopping e a Prefeitura de Nova Friburgo. Os recursos já estão liberados e agora com o convênio assinado com a Caixa Econômica Federal, depende do novo governo colocar essa obra em licitação, no início do ano para que ela possa ser concluída e todos nós possamos inaugurá-la, no bicentenário de Nova Friburgo. ”​
Texto: Ana Carolina Romanelli
Fotos: Daniel Marcus

Nenhum comentário:

Postar um comentário