Icoaraci recebe espetáculo natalino protagonizado por pessoas em situação de rua
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/12/2016 13:23
Um espetáculo natalino encenado por pessoas em situação de rua sensibilizou os moradores do distrito de Icoaraci, durante a noite desta quinta-feira, 22. Com o tema “Um Natal nas Ruas de Belém”, a apresentação retratou a história de Jesus Cristo, desde o nascimento, sendo contada, na encenação, a um morador de rua solitário e sem esperanças de um futuro digno.
“A ideia é expandir a igualdade social de forma a mostrar a realidade vivida por pessoas em situação de rua, e, ao mesmo tempo impactar o público com os talentos apresentados por cada uma dessas pessoas, extinguindo qualquer tipo de descriminação”, explicou a coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Iacirema Cardoso.
Ao todo, participaram do evento 43 homens e mulheres, que diariamente são assistidos pelo Centro Pop, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). No espaço, essas pessoas recebem alimentação e atendimento especializados, além de participarem de oficinas e outras atividades voltadas à ressocialização, que visam preparar o indivíduo para uma vida refletida em comunidade.
Todo o apoio oferecido pelo Centro Pop tem contribuído, de forma muito positiva, ao que se refere à evolução das 300 pessoas atendidas somente em Icoaraci. Uma delas é o Genielson Ribeiro Lima, 26. “Estou muito feliz por estar aqui, na frente de centenas de pessoas, mostrando talentos meus nunca antes descobertos”, contou com satisfação, ao interpretar o personagem de soldado romano. “É incrível como as coisas mudaram significativamente em apenas seis meses na minha vida. Enquanto há um tempo recebia desprezo, hoje ganho aplausos e a conquista de admiradores”, complementou realizado.
A encenação propôs ao público uma reflexão sobre as condições de uma parcela da população que costuma ser ignorada pela comunidade. “Não consegui passar por aqui, com o meu namorado, e não parar para prestigiar um evento lindo como esse, que me arrancou lágrimas e me trouxe grandes lições”, disse Beatriz Oliveira, moradora do distrito. “Enquanto nós temos muito e reclamamos, quem vive na rua pouco tem, mas mesmo assim luta por dias melhores”, refletiu.
Lutar por dias melhores foi um dos objetivos de vida do ex-morador de rua Jorge Luiz Franco, 55. Após atendimentos no Centro de Referência Especializada, ele constrói sua vida gradativamente e já conquistou seu espaço para morar e um emprego. “Foi difícil, eu era usuário de drogas, mas hoje estou aqui servindo de exemplo e trabalhando em prol de pessoas que se encontram em situações que já vivi”, destacou.
O espetáculo ocorreu, simultaneamente, com outras apresentações da Banda da Escola Estadual Teodora Bentes, Grupo Neemias da Igreja Quadrangular e Grupo de Hip Hop do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Aurá, responsáveis por encerrar as programações da segunda edição do Projeto Natal na Rede.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci e objetivou promover a integração dos bairros do distrito através dos sentimentos cultivados no Natal: compaixão, amor ao próximo e paz.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário