Educação chama mais 300 professores em caráter temporário
“O processo classificatório foi uma forma de dar agilidade aos trâmites, para que o mais rápido possível tenhamos todos os professores necessários em sala de aula. Nossa maior preocupação é que o aluno não seja prejudicado.
— Valdirene Vieira
— Valdirene Vieira
Fotos e texto: Aline Tives / Assessoria de Comunicação PML
A Secretaria Municipal da Educação deu continuidade, na tarde desta quarta-feira (1°), à chamada pública dos profissionais que irão atuar nas unidades escolares, em caráter temporário, suprindo as horas atividades dos professores que já estão em sala de aula. O evento aconteceu no Teatro Marajoara.
O contrato firmado com cada professor tem vigência até o final do ano. Na semana passada já foram chamados em torno de 165 professores, mas a estimativa é de que até o final da chamada sejam recrutados aproximadamente 300 profissionais temporários. “O processo classificatório foi uma forma de dar agilidade aos trâmites, dentro da legalidade, para que o mais rápido possível tenhamos todos os professores necessários em sala de aula. Nossa maior preocupação é que o aluno não seja prejudicado”, salienta a secretária Valdirene Vieira.
A prioridade para esta etapa é para professores de projetos, que irão ministrar aulas nas disciplinas de Literatura e Produção Textual e Educação para a Sustentabilidade. Esta é uma terceira etapa de todos os trâmites de contratação, pois estes professores não passaram pelo concurso público, nem pelo processo seletivo, mas participaram de uma chamada pública, realizada de acordo com os regulamentos exigidos. “Estamos fazendo tudo de forma transparente, colocando todas as vagas disponíveis em um painel visível a todos”, esclarece a diretora de ensino, Ivana Elena Michaltchuk.
Os classificados tiveram os nomes divulgados no site da Secretaria da Educação, no endereço www.educacaolages.sc.gov.br. Os professores, por ordem de classificação, foram chamados a se apresentarem no local informado, tendo o nome lançado em uma portaria contendo alguns quesitos, os quais precisaram ser preenchidos in loco. Os profissionais foram orientados e puderam avaliar e optar pelas condições que mais são adequadas ao seu perfil, como familiaridade com a disciplina escolhida, deslocamento entre sua residência a unidade escolar em que irá atuar, entre outras questões.
As vagas são disponibilizadas conforme o grau de necessidade em cada escola, considerando o número de turmas, de alunos e os horários diferenciados em que as disciplinas são ministradas. “Todas essas questões precisam ser pensadas com calma na hora de escolher a vaga, pois alguns professores podem atuar em até duas escolas, mas elas precisam ser próximas”, acrescenta Ivana.
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