domingo, 4 de junho de 2017

Exibição de curtas e plantio de mudas marcam a Semana do Meio Ambiente

Foz do rio São João ainda preserva ecossistema de mangue. Foto divulgação
Mostrar para crianças e jovens do município a importância da preservação do meio ambiente e seus recursos naturais. Com esse objetivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu preparou uma semana inteira de atividades para comemorar o Dia do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5 de junho.
As atividades começam nesta sexta-feira, dia 2, com o plantio de mudas nativas no Sítio Agrícola, na sede do município. Depois de um bate papo com os profissionais da Prefeitura, alunos da Escola Estadual Indaiaçu vão participar da atividade, que acontece às 11 horas em parceria com as empresas Concremat Ambiental e Autopista Fluminense.
Rio Macaé corta a região serrana de Casimiro de Abreu. Foto divulgação
Na segunda-feira, dia 5, das 9h às 16h, haverá exibição de curtas metragens com temas ambientais para os alunos do Ciep Municipalizado 459 José Bicudo Jardim.
Na terça-feira, dia 06, as ações acontecem na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu. A partir das 9h, o público poderá conferir a mostra de curtas. Às 14 horas, terá a entrega da premiação ao vencedor do concurso de curta-metragem, realizado pela Semmads no início deste ano entre os alunos da rede pública e particular de ensino.
Em Barra de São João, o dia também será agitado. Alunos das escolas municipal Pastor Abel de Souza Lyrio e do Ciep Municipalizado 406 Ludevis Teixeira Bastos vão conhecer o Centro Administrativo Célio Sarzedas, onde funciona a Subprefeitura de Barra de São João. Eles serão recebidos pelos profissionais da Secretaria para um bate papo sobre a cidade e suas características naturais, além de sessão de curta metragem.
Na quarta-feira, dia 07, as atividades acontecem no distrito de Rio Dourado, das 9h às 16h, com os alunos da Escola Municipal Christiane Siqueira Sales de Carvalho.
O Praião de Barra de São João possui águas limpas para o banho. Foto divulgação
Na quinta-feira, dia 08, a mostra de curtas será na Escola Municipal Santa Luzia, no distrito de Professor Souza. Em Barra de São João, será a vez dos alunos do Colégio Municipal Casimiro de Abreu conhecerem a Subprefeitura.
Fechando a semana de comemorações, na sexta-feira, dia 09, técnicos da Prefeitura estarão na Escola Municipal Moysés Silveira, na localidade de Boa Esperança. Em Barra de São João, alunos do Ciep 406 Ludevis Teixeira Bastos e do Colégio Municipal Casimiro de Abreu participam da mostra de curta metragem e de um plantio simbólico no pátio da Subprefeitura.

Abençoada por natureza – Com cerca de 35% do ser território coberto pela Mata Atlântica, Casimiro de Abreu é privilegiado por possuir serra e mar. O município abriga diferentes ecossistemas e uma grande variedade de fauna e flora.
Região serrana ainda preserva áreas de Mata Atlântica. Foto divulgação
Na região serrana, inúmeros rio e córregos cortam a paisagem, formando quedas d´água e piscinas naturais. A cidade abriga duas bacias hidrográficas, a do rio São João e do rio Macaé, importantíssimas para o abastecimento de água da Região dos Lagos e Norte Fluminense.
Conta também com duas reservas biológicas federais, a Rebio União e Poço das Antas, onde vive o mico-leão-dourado, espécie ameaçada de extinção e que só existe nesta região. Casimiro ainda possui diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que garantem a preservação perpétua da floresta.
No distrito de Barra de São João está o estuário do rio São João com parte de seu manguezal ainda preservado e o Morro São João, um vulcão extinto coberto pela Mata Atlântica. O Praião conta com águas limpas e remanescentes de restinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário