quinta-feira, 22 de junho de 2017

Educação aplica Avaliação Macaense da Alfabetização

2017-06-22 16:58:00 - Jornalista: Joice Trindade
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Foto de alunos uniformizados em sala de aula
Foto: João Barreto
Exame envolve cerca de 3 mil alunos
Cerca de 3 mil alunos do 3º ano de escolaridade participam até esta sexta-feira (23) da Avaliação Macaense da Alfabetização (AMA) aplicada em 44 escolas municipais. A intenção é que todos os estudantes sejam capazes de ler textos com fluência e compreensão, produzir textos com autonomia e mobilizar conhecimentos matemáticos necessários à vida. A prova conta com sete questões de múltipla escolha, com destaque para a cidade de Macaé, sua história, pontos turísticos e, até mesmo, o hino do município.
Lucas Barros, 9 anos, elogiou a prova. O estudante do Colégio Municipal Letícia Peçanha de Aguiar (Centro) aprovou o exame, principalmente a produção textual. "Gostei muito, acho que acertei bastante", falou. Já a estudante Viviane Soares, 8 anos, comentou que ficou satisfeita com o texto que produziu. "Gosto muito de Língua Portuguesa e fiquei orgulhosa com o meu desempenho", contou.

A diretora adjunta do Colégio Municipal Letícia Peçanha de Aguiar, Renata Beliene, destacou a importância da avaliação. "Esta prova é mais uma ferramenta para avaliarmos o ensino. Gostei da motivação dos participantes". Para a professora orientadora Marinalva Fidélis e a professora Rosemeire de Jesus Amorim, a prova é uma excelente ferramenta pedagógica para avaliar, não só os alunos, mas os profissionais. "Sabemos que o processo de alfabetização deve ser pleno. Desta forma, nada melhor do que diagnosticar como estão os avanços e dificuldades na leitura, escrita e matemática", observam.

De acordo com a Superintendência de Ensino Fundamental, a AMA tem como objetivos realizar diagnóstico do nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática, avaliar os direitos de aprendizagem desenvolvidos no ciclo de alfabetização, aprimorar os planejamentos dos professores e a execução de práticas pedagógicas. Outras propostas são promover subsídios para professores e equipe gestora a fim de melhorar o desenvolvimento em leitura, escrita, matemática e aprimoramento do trabalho.

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