Programa 'Saúde Total' é realizado em Glicério
2017-06-28 15:25:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Foto: Maurício Porão
Vacinação contra a febre amarela, aferição da pressão arterial e avaliação física são promovidas
- Não me vacinei antes pois, em função da minha idade e por complicações na minha saúde, fiquei com medo. Mas conversei com os profissionais e eles esclareceram que não haveria problema. Achei muito boa essa iniciativa - contou.
O autônomo Cícero Alcântara também aproveitou o evento para tomar a vacina contra a febre amarela. "Viajo muito a trabalho e, por isso, não tive tempo de me imunizar. Aproveitei que estava em Glicério e me imunizei", disse.
O estudante João Pedro Braga, do sétimo ano do segundo segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raul Veiga, de 13 anos, conta que aproveitou o Saúde Total para aferir pressão e passar por uma avaliação física feita pelos profissionais da Secretaria de Esportes.
- Fiquei sabendo que a minha pressão arterial sofreu uma alteração e fui orientado a procurar um médico. Já o meu peso está bom. Gostei muito de ter participado, declarou.
A gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, informou que até esta quarta-feira (28), foram vacinadas 187.500 pessoas em Macaé. "Em Glicério, além da vacinação na praça, vamos às residências onde os moradores não tomaram a vacina", informou.
Quem passou pelo local também obteve informações sobre o trabalho desenvolvido pelo setor de educação ambiental da Guarda Ambiental, vinculada à Secretaria de Ordem Pública. Os moradores conheceram velas de citronela confeccionadas com óleo reciclado, projetos como "Resgatando o passado e semeando o futuro" e as áreas de atuação.
Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade prestaram informações sobre as atividades desenvolvidas no Parque Municipal do Atalaia e o trabalho de educação ambiental.
Os agentes da Defesa Civil demonstraram como proceder nos primeiros socorros de pessoas que sofreram convulsão, queimaduras e engasgo.
Já os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) distribuíram folhetos explicativos sobre como prevenir a febre amarela, dengue, zika vírus e chicungunha.
Participaram do Saúde Total as Secretarias Municipais de Saúde, Mobilidade Urbana, Ambiente e Sustentabilidade, Educação, Esportes e as Adjuntas de Comunicação, Interior, Defesa Civil, além da Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA), Escola Técnica José Rodrigues e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário