NO DETALHE
Presépio na exposição sobre Folia de Reis
A abertura de uma exposição com um presépio e estandartes, na Sala de Exposição Temporária do Museu Histórico de Campos, marcou o início da programação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) para a festa do Santíssimo Salvador, padroeiro do município. O material, alusivo à Folia de Reis, é o início de um trabalho pelo resgate da antiga tradição popular, que praticamente desapareceu no município.
— Primeiro vale destacar a gentileza da Catedral de São Salvador, que emprestou o presépio. E depois a importância dessa iniciativa da FCJOL de trabalhar pelo resgate da Folia de Reis, que muitos nem sabem que tem origem cristã — ressaltou a gerente do Museu, Graziela Escocard.
No centro da sala, foram montadas as 23 peças de gesso do presépio, com o menino Jesus e Maria ao centro, rodeados dos demais personagens bem conhecidos. E nas paredes, bem distribuídos, 23 estandartes de diversos tamanhos, que são conduzidos pelos grupos de Folia de Reis, com figuras de motivos religiosos tradicionalmente utilizados, todos produzidos pelas artesãs Arlene José e Morgana Aguiar.
— Além da questão da busca pelo resgate dessa tradicional manifestação, vale também destacar nessa administração muitas outras iniciativas que buscam valorizar a cultura no nosso município, mesmo em tempos de crise — afirmou o vice-presidente da FCJOL, Vinicius Soares.
Além da exposição, a programação da FCJOL, que segue até o dia seis, continuará com atividades dedicadas à Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis, que rememora a atitude dos Três Reis Magos, indo à procura do esconderijo do Prometido Messias (Menino Jesus) — para prestar homenagens e dar presentes.
No último dia da festa, duas quadrilhas serão trazidas de São Fidélis e se reunião com a única que resta em Campos, para uma apresentação no Centro. Entre os organizadores, o cuidado de esclarecer a inclusão do tema fora do período tradicional da “Festa dos Santos Reis”, normalmente em 6 de janeiro. A proposta foi associar com o dia do padroeiro de Campos.
Por: Edson Cordeiro - Foto: Antônio Cruz - 01/08/2017 18:09:47
Nenhum comentário:
Postar um comentário