domingo, 20 de agosto de 2017

Reformulado, portal de notícias e serviços da Prefeitura concentrará informações

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 20/08/2017 09:40

  • / NOVO PROJETO / 20/08/2017 09:40

    O presidente da Cinbesa, João Bosco Vasconcelos, explica que entre os serviços mais procurados no portal da Prefeitura estão os assuntos relacionados ao sistema tributário e à transparência.


Entra no ar nesta segunda-feira, 21, a nova formatação do portal de serviços e notícias da Prefeitura de Belém. Será possível encontrar tudo acessando um único endereço eletrônico.
Com o novo projeto houve a padronização da navegação, que passa a integrar todo o conteúdo produzido pelos órgãos e secretarias do município, tornando a experiência de mais fácil e agradável para o internauta. Com a nova navegação, todos os sites da prefeitura apresentarão uma barra superior chamada de “Menu Belém”, onde o internauta poderá, sempre que quiser, navegar facilmente para qualquer site, serviço ou produto disponibilizados pela Prefeitura.
O titular da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), Igor Fonseca, avalia que esta reformulação ocorreu por se entender que havia a necessidade, já que muitas pessoas procuravam os serviços da PMB pelo site. “Era prioridade da gestão integrar os portais em uma única plataforma, na qual o internauta que acessar um dos endereços (www.agenciabelem.com.br ou www.belem.pa.gov.br) vai ser direcionado para uma única homepage”.
De acordo com o coordenador, a Comus e a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) pensaram em uma série de ferramentas que agora estarão disponíveis ao cidadão numa plataforma multimídia, que contém fotos, documentos para downloads, vídeos e links de matérias.
“Hoje, no mundo de novas tecnologias, é essencial trabalhar essa reformulação da plataforma adaptada corretamente também para o celular, com uma leitura adaptada, visto que a maioria da população acessa a internet por meio do celular, a comunicação é realmente portátil e ali ela terá informações em tempo real da Prefeitura”, explica.
Além da melhor disponibilidade do conteúdo produzido pela equipe da Agência Belém de Notícias, ficará mais fácil acessar todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Basta acessar o “Menu Belém” e entrar no “Portal de Serviços”, um ambiente criado para facilitar a busca e o acesso a todos os serviços on-line ofertados por todos os órgãos e secretarias da PMB.
Entre os serviços mais procurados, como informa o presidente da Cinbesa, João Bosco Vasconcelos, estão os assuntos relacionados ao sistema tributário e o Portal da Transparência. “O portal, por exemplo, é muito acessado, tanto por parte do contribuinte, quanto por parte de entidades, como o próprio Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que audita o portal”, explica Bosco. “Por exemplo, para as empresas, ficou mais fácil para identificar o local onde é feita a emissão de taxa, certidões, e para o contribuinte, a emissão do boleto de IPTU, nota fiscal avulsa, parcelamento de dívidas, enfim, a nova formatação tem usabilidade, ou seja, é um site fácil para o usuário”.
Portal da Transparência - Belém foi apontada como a sexta capital mais transparente do país, com a média de 9,70 – do total de 10 pontos –, ficando à frente de capitais como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Salvador (BA), de acordo com avaliação realizada em 2016, pelo Ministério Público Federal (MPF).
Para chegar ao novo modelo de site, a Cinbesa disponibilizou apoio com seu corpo técnico profissional, bem como hospedagem do projeto e segurança da informação em seu parque tecnológico. Cooperação essa que vai garantir que a empresa do município possa estender o projeto a todos os órgãos da prefeitura, o que deve acontecer gradativamente durante o planejamento de migração de cada órgão.
Na avaliação de Edney Santos, diretor da Xifix Tecnologia, empresa responsável por desenvolver esta nova formatação, “com a sociedade cada vez mais conectada e a evolução da legislação, a gestão pública tem que acompanhar essa evolução. Ela precisa fornecer dados e serviços de qualidade, em tempo real, para facilitar a vida de todos. Isso é bom tanto para a administração pública, quanto para a população em geral, que é a maior beneficiária do serviço público de qualidade”.
A universitária Driely Pantoja, de 25 anos, afirma que navegar por um servidor mais claro e objetivo facilita a vida de qualquer pessoa, principalmente para aqueles que buscam por serviços específicos. “Faço estágio na área contábil, comumente preciso acessar ao portal para emissão de guias, documentos importantes e isso nem sempre foi tão fácil. Espero que esta seja uma evolução constante”, declara a jovem.
Texto: Karla Pereira
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

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