terça-feira, 5 de setembro de 2017

BANDA SANTA HELENA: 80 ANOS DE MÚSICA E TRADIÇÃO EM CABO FRIO

Por em 05/09/2017
Fundada em 7 de setembro de 1937, a Banda Santa Helena, ou a  “Furiosa”, completa 80 anos neste próximo Feriado da Independência. Em oito décadas de existência, a Banda faz parte do patrimônio imaterial e cultural de Cabo Frio. A comemoração está marcada para as 8h da quinta-feira, com hasteamento da bandeira nacional na sede da banda, na Rua 13 de Novembro, 282, no centro de Cabo Frio.

“A Banda Santa Helena é um patrimônio musical da cidade, formou vários músicos que estão no cenário nacional e tem uma banda que representa e que sempre representou nossa cidade muito bem, levando o nome de Cabo Frio para vários festivais e encontros de banda em todo o estado”, declarou o subsecretário de Cultura, João Felix.

Todos os anos os músicos prestam uma homenagem em memória a ex-integrantes, no cemitério Santa Izabel.  Depois do cemitério, eles passam por diversas ruas da cidade e param em frente à casa de ex-presidentes.

Logo depois da concentração, os integrantes da Banda Santa Helena saem tocando pelas ruas da cidade, em direção ao cemitério no Portinho. A cerimônia acontece todos os anos e os músicos param em frente a túmulos de ex-integrantes. Do cemitério, a banda segue o cortejo inverso e compartilha muita música pelas ruas do centro da cidade.

A Banda Santa Helena também exerce importante função na formação musical de diversas gerações. Na sede, eles oferecerem aulas de música gratuita para jovens e muitos músicos da cidade começaram a carreira musical por ali.

“A escola de sopro é muito importante e mantém a tradição musical de excelência onde se formaram vários músicos e renova o cenário musical, pois ensina os jovens também. E chega aos 80 anos ainda em atividade. Estão de parabéns”, finalizou João Félix. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário