Grupo HistoriArte promove evento na Rinha das Artes
2017-09-05 15:24:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto: Arquivo Secom/Bruno Campos
Expectativa é que cerca de 200 crianças participem do encontro, nesta quarta
Além disso, durante o ano letivo, os alunos da rede recebem, diariamente, o projeto Biblioteca sobre Rodas, um ônibus da Secretaria de Educação que visita as escolas, estimulando o gosto pela leitura, através de 800 títulos disponibilizados, visando incentivar os educadores e alunos quanto a boa pratica da leitura entre eles contos, poesias, imagens, fábulas, histórias sobre folclore e literaturas africana e indígena. A Biblioteca Sobre Rodas é equipada com placas indicativas, prateleiras específicas, balcão para leitura e material didático específico à contação de histórias e rodas de leitura.
Nesta quarta-feira (6), a Biblioteca Sobre Rodas estará na Escola Municipal de Educação Infantil Prof° Esméria Pereira Reid dos Santos. Já no dia 13, a biblioteca e os contadores de histórias participarão do "Viva Escola Viva", no Ciep Municipalizado Prof° Darcy Ribeiro.
Segundo a coordenadora do Programa de Referência a Leitura da Secretaria de Educação, Gisele Souza, os educadores provocam nos alunos a reflexão, imaginação e integração através das histórias sobre o mar. "As histórias são contadas de forma lúdica aos estudantes da rede através de diversas obras. O projeto é alvo de elogios de alunos e profissionais", explica.
O grupo
O Grupo HistoriArte surgiu, no ano de 1995, através da parceria entre a prefeitura e o programa Leia Brasil, promovido pela Petrobras. No programa, foi ministrado um curso de contador de histórias para os professores da rede municipal de onde nasceu o grupo de contadores de Historiarte, por incentivo do professor, contador de histórias e escritor Celso Sisto.
Desde sua criação, o Grupo HistoriArte já praticou atividades de formação com diferentes profissionais, o que contribuiu para ampliar a capacidade de articulação do grupo com os meios e, sobretudo, qualificar na ampliação de repertório e formas de construir e compartilhar com o público o prazer de contar e ouvir histórias da literatura brasileira e universal. Nestes 21 anos de trabalho efetivo, envolvendo também a comunidade, o grupo Historiarte ganhou de presente carinho do público. Além das escolas, onde as visitas são marcadas em um calendário próprio, o grupo leva a contação de histórias a asilos, hospitais, praças, entre outros locais em eventos específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário