NO DETALHE
Alunos mostram olhares sobre Campos em mostra fotográfica
A iniciativa faz parte do projeto “Meu Olhar sobre Campos”, que culminará na I Mostra Fotográfica das Escolas Municipais
Sensibilizar os alunos para a valorização da sua identidade com o lugar onde vive. Este é o objetivo do projeto “Meu Olhar Sobre Campos”, que propôs aos estudantes o uso da fotografia para registrar paisagens e o cotidiano do bairro ou da cidade. As melhores fotos serão expostas na I Mostra Fotográfica Das Escolas Municipais, que acontecerá em novembro. Para isso, as unidades de ensino estão fazendo a seleção das imagens através de exposições internas.
Na manhã desta quarta-feira (20) foi a vez dos alunos da E.M. Professora Eleonora da S. Pinto Viana, em Travessão, mostrarem sua visão de Campos. A Praça do Santíssimo Salvador, o prédio onde funciona a Academia Campista de Letras, flores, pôr do sol, igrejas, pássaros, o rio Paraíba, quintais e até o plantio de cana foram registrados pelos estudantes.
— Pedimos a eles que prestassem atenção em detalhes no percurso da escola para casa, ou do Centro, coisas que no dia a dia acabam passando despercebidas — explica o professor de geografia Walace de Carvalho Neves.
Também nesta quarta-feira, o Colégio Municipal 29 de Maio realizou sua exposição e, no dia anterior, os alunos da E.M Albertina Azeredo Venâncio fizeram a mostra. O projeto é realizado pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da coordenação de Ciências Humanas. Ao todo, participam 17 escolas. Cada uma enviará à Smece 10 fotografias e, destas, 50 serão selecionadas para serem expostas entre os dias nove e 30 de novembro, no Museu Histórico de Campos. O evento acontecerá durante o III Seminário de Ciências Humanas, dentro da VI Semana de Ciência e Tecnologia.
O “Meu Olhar Sobre Campos” foi apresentado aos professores em julho e em agosto representantes das escolas inscritas participaram de uma oficina com o fotógrafo Wellington Rangel, que também fará parte da comissão julgadora que selecionará as imagens.
— A ideia é que o professor trabalhasse o tema também em sala de aula, mostrando como cada um tem uma leitura própria do mundo e diferentes interpretações da mesma imagem, esclarecendo contextos políticos, históricos e culturais em que aquela cena ou paisagem está inserida, desenvolvendo a noção de pertencimento — esclarece a Cristiane Rabelo, coordenadora de História da Smece.
Por: Renata Lourenço - Foto: Marcos Gonçalves - 20/09/2017 15:56:57
Nenhum comentário:
Postar um comentário