Patrimônio cultural e vultos históricos de Campos no city tour
Além de percorrer o Centro Histórico, o guia de turismo Everaldo Reis também abordou questões históricas, como a vinda de Dom Pedro quatro vezes a Campos, através do Canal Campos-Macaé.
O Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou nesta sexta-feira (1º) mais um City Tour com a participação de alunos da Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha. Além de percorrer o Centro Histórico, o guia de turismo Everaldo Reis também abordou questões históricas, como a vinda de Dom Pedro quatro vezes a Campos, através do Canal Campos-Macaé, mostrou o poste onde foi acesa a primeira luz elétrica do país e da América,além de destacar a importância histórica de vultos como Benta Pereira, José do Patrocínio, entre outros.
- Falei sobre a importância da colonização, que começou na Baixada Campista; o vocabulário de Campos como friso, baleba, muito comum também na Baixada. Além disso, tem um patrimônio muito eclético, o segundo maior do país. Falamos sobre a elevação de Campos de vila à cidade - informa o guia.
Alunos da Escola Estadual Joaquim de Athayde, em Ururaí, participaram nesta terça-feira (29) do City Tour pelo centro histórico de Campos. Acompanhados pelo guia de turismo, Everaldo Reis, eles percorreram vários pontos do centro histórico e conheceram mais sobre o município onde vivem. Durante o trajeto, eles conheceram a Campos do passado e do presente.
- Durante o city tour, visitamos o patrimônio histórico de Campos, incluindo o Museu, que guarda uma importante parte da nossa história. É fundamental que os campistas, em especial os estudantes, conheçam Campos porque muitos não conhecem a história do município – informa o guia de turismo.
Entre os locais visitados pelo grupo estão a Praça das Quatro Jornadas, onde está o chafariz belga, e a Praça do Santíssimo Salvador, onde está o monumento ao expedicionário. Do chafariz, o guia mostrou a agência do Banco do Brasil, onde morou Benta Pereira, considerada heroína campista. Ele também explicou que onde, hoje é o Museu Histórico de Campos, já foi a residência urbana do Visconde de Araruama, que tinha uma residência rural em Quissamã, que pertencia a Campos.
Everaldo também falou sobre a lenda do Ururau da Lapa e sobre a importância do Rio Paraíba do Sul. O grupo também passou pelo Boulevard Francisco de Paula Carneiro, onde está localizado o Pelourinho, local onde os escravos eram punidos e onde se anunciava a venda de escravos e outros acontecimentos.
Agendamento – O agendamento para o City Tour pode ser feito através do telefone (22) 99926-2136. O City Tour é desenvolvimento pelo Departamento de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Por: Liliane Barreto - Foto: Divulgação - 02/09/2017 10:04:29
Nenhum comentário:
Postar um comentário