sábado, 16 de setembro de 2017

Prefeitura fortalece parceria com a Estácio para ampliar aulas das Academias da Saúde

Prefeitura fortalece parceria com a Estácio para ampliar aulas das Academias da Saúde
Unidades estão com inscrições abertas para novos alunos com aulas em turnos da manhã e tarde 
Uma das vertentes da promoção em saúde, prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida é a prática regular de atividades físicas. Com quatro unidades das Academias da Saúde no município, a prefeitura está buscando ampliar as atividades oferecidas para população abrindo novas turmas nas unidades do Parque Cremerie, Parque Municipal de Itaipava, Castelo São Manoel e Vale do Carangola. Para absorver os novos alunos, o município fortaleceu a parceria junto a Universidade Estácio de Sá para colocar oito estagiários de Educação Física e Fisioterapeutas para atuarem nas unidades.
 Atualmente apenas a academia do Parque Cremerie, com cerca de 300 alunos, conta com o reforço de um estagiário, mas o prefeito Bernardo Rossi espera que ao longo dos meses com a formação de novas turmas, a efetivação de alunos seja ampliada.
 O Cremerie conta com 12 mil frequentadores por mês. Visitamos o parque na última terça-feira (12) e contemplamos o quanto podemos oferecer a população nos 40 mil m², que conta com extensa área verde, parquinho, quadra esportiva, Academia da Terceira Idade além da Academia da Saúde. A parceria com a Estácio vem nos ajudar a criar mais oportunidades de aulas e atividades ao ar livre para o bem estar da nossa população.
 A diretora da Estácio em Petrópolis, Patrícia Bach explica que o estágio oferece ao estudante colocar em prática todo conhecimento construído nas salas de aula.
 “O educando a oportunidade de colocar em prática esse conhecimento sob a supervisão de um profissional da área que irá orientar o estagiário em todas as atividades desenvolvidas, para que no momento em que estiver atuando como profissional, este possa aplicar a experiência adquirida.Esta prática se torna ainda mais proveitosa quando conseguimos firmar convênios como este em parceria com a Prefeitura municipal de Petrópolis onde a Universidade está inserida, devolvendo para a sociedade o conhecimento adquirido em sala de aula”, afirma Patrícia Bach. 
Academias da Saúde oferecem atividades para toda a família
 As inscrições para atividades nas academias da Saúde estão abertas em todas as unidades - Parque Cremerie, Parque Municipal de Itaipava, Castelo São Manoel e Vale do Carangola nelas são oferecidas aulas de ginástica, alongamento, danças, karatê, capoeira, artesanatos entre outras atividades, de segunda a sexta-feira de 8 às 17h. Para participar basta o interessado apresentar atestado médico, cartão SUS e documento de identidade.
A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck anuncia que nos próximos dias a UBS do Quitandinha irá encaminhar pacientes para a academia do Cremerie. O objetivo é acompanhar a evolução dos pacientes na redução de peso e avaliar os resultados com a perda do sobrepeso.
“A Universidade Estácio de Sá irá nos apoiar na elaboração de um estudo com os pacientes obesos ou com sobrepesos que tenham hipertensão ou diabetes naquela região. Nosso objetivo é mapear essa população e acompanhar a melhora da qualidade de vida e da saúde daqueles que forem inseridos no programa. Tendo uma população mais ativa e com alimentação correta, nós conseguimos reduzir o agravo e o surgimento de várias doenças”, avalia Fabíola Heck.
 A coordenadora do programa Academia da Saúde, Márcia Verônica Ferreira, disse que atualmente a academia com o maior número de alunos é a do Cremerie com cerca de 300 alunos que oferece BioPilates, natação, hidroginástica, aulas de alfabetização, tricô, crochê, pinturas em tecido, dança de salão e manicure, já em Itaipava são 85 alunos. “No Vale do Carangola são 110 alunos e, no Castelo, 86 com aulas de Zumba, ginástica, alongamento, capoeira e entre outras atividades. Contamos com o apoio de muitos voluntários que estão contribuindo para o crescimento das academias e na oferta das mais variadas atividades. Nossa meta é formar uma equipe multiprofissional atuante e criar metas e estratégias para aumentarmos o número de alunos por unidades”, explica Márcia Verônica.
 Usuária da academia há dois anos, após indicação médica para iniciar atividades físicas a dona de casa Aparecida de Souza Laurentino disse que vem sempre as terças e quintas nas atividades do Cremerie.
 “Eu fico feliz do projeto ter tido continuidade e ainda estar sendo ampliado pela prefeitura. Eu venho sempre as terças e quintas para aulas de BioPilates, exercícios localizados e hidroginástica e fico atenta ao quadro de avisos para saber sobre as novas aulas, me fez muito bem praticar essas atividades com frequência”, avalia Aparecida de Souza Laurentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário