Arquivista de Macaé é mestre pela UniRio
2017-10-25 10:31:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto: João Barreto/Cláudia Barreto (galeria)
Especialista utiliza seu talento em trabalho no Solar dos Mellos
Para passar na banca constituída por quatro doutores em Ciência da Informação e uma doutora em História Social, Juliana pesquisou no Arquivo Público de Macaé, localizado perto da rodoviária da cidade, durante dois anos. Disse que investigou o cenário institucional do Arquivo Público de Macaé e os mecanismos legais arquivísticos.
Ela utilizou metodologias alicerçadas na pesquisa bibliográfica sobre a história dos municípios brasileiros, avaliando a formação das instituições arquivísticas públicas. Pesquisou a análise documental nas leis e decretos do município de Macaé, por meio do acesso ao Portal da Transparência. Também investigou informações em jornais do município. Aplicou dois instrumentos de coleta de dados: roteiro de entrevista e questionário.
Juliana Alvim descobriu que existem dispositivos em Macaé que fomentam o desenvolvimento político arquivístico. "Através da Lei 051/2005, o Arquivo Geral foi criado e na Lei Complementar 102/2008 se fomentou a criação de política municipal do arquivo macaense”, comenta.
- Deparei ainda com o fato de que Macaé é um caso ímpar, uma vez que possui um Arquivo Público institucionalizado e uma legislação bem formulada - explica.
História de Macaé
A arquivista também pesquisou sobre a história de Macaé, mostrando em suas averiguações assuntos concernentes à estrutura econômica, social e política da cidade, no contexto das cidades fluminenses.
Pela boa performance do trabalho defendido na cidade do Rio de Janeiro, ela ainda agradece aos membros do Arquivo Público de Macaé, à Prefeitura de Macaé (Portal da Transparência) e ao Solar dos Mellos.
Propostas do Estudo
Como proposta da sua dissertação "O Arquivo Público de Macaé: Cenário Institucional e Arquivístico", a mestra cita a definição de agenda para discutir a política municipal de arquivos, a partir da criação de um colegiado e a identificação de alternativas para a situação do Arquivo Público.
- Também proponho a formulação de políticas para esse órgão público, que se desdobrem em um programa de gestão de documentos, contemplando o Executivo Municipal e suas secretarias - finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário