Domingos Martins comemora seu 124° aniversário de emancipação política
O município de Domingos Martins completa nesta sexta-feira, 20 de outubro, 124 anos de emancipação política. Pelo Decreto Estadual nº 29 o Dr. José de Melo Carvalho Muniz Freire, então presidente do Estado do Espírito Santo, tomando em consideração a representação do povo da antiga Freguesia de Santa Isabel, situada no município de Viana, solicitando a emancipação da Freguesia e sua elevação a município e tendo as provas exigidas pelo Art. 26 da Constituição do Estado, assinou o referido Decreto que em seu Art. 1º cria o município de Santa Isabel, que tem como sede a Povoação de Campinho com categoria de Vila.
Apenas em 1921, o município de Santa Isabel recebeu nova denominação, passando a se chamar município de Domingos Martins, em homenagem ao Herói Capixaba Domingos José Martins que lutou na Revolução Pernambucana em prol da independência do Brasil. Foi fuzilado no Campo da Pólvora, na Bahia, no dia 12 de junho de 1817.
Santa Isabel em 1920 – Na 1ª casa à esquerda funcionou a Prefeitura Municipal a partir de 1895 |
Município formado por imigrantes, alemães e italianos, que se lançaram ao cultivo e muito fizeram para o crescimento de Domingos Martins.
A cidade possui uma identidade particular, cultura rica e memorável, que acompanha toda beleza natural e histórica do município. Suas tradições já alcançaram outros estados e países, e sua história emociona e diverte muitas gerações.
“(...) Com fé em Deus, vivendo entre verdores,
Caminham sempre em paz e união,
São seus limites estendais de flores,
Banha seus ares clima puro e são
Junto ao murmúrio das cascatas
Aves entoam cantos mil
E o aroma em nossas matas
Cobre as serras, vales do Brasil (...)”.
Avalie este item
(2 votos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário