Região de nascentes do Araguaia reivindica selo de indicação geográfica para o queijo de cabacinha
Data de publicação: 20 de outubro de 2017 - 13:57
0
O Selo irá beneficiar produtores de queijo de Mato Grosso, dos municípios de Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca, Alto Araguaia e, provavelmente, Alto Garça. Produtores goianos da região de Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Perolândia também poderão ser contemplados pela certificação.
De acordo com o supervisor de Organização Rural da Emater, José Araújo de Oliveira, “o trabalho está em fase inicial de divulgação e informação dos produtores do queijo cabacinha. Os agricultores estão sendo informados sobre a importância e as vantagens de implantar o selo no produto”.
Ainda segundo o servidor, o objetivo do Selo é promover maior visibilidade ao produto e fidelizar mercado, além de agregar valor ao alimento.
A próxima etapa para implantar o Selo, é a organização de um dossiê com a história do e tradição o queijo na região, além da área de delimitação geográfica que irá receber o Selo, o modelo do material e a forma de produção do queijo cabacinha. O documento precisa ser submetido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), que é responsável pela certificação. Os produtores poderão se inscrever para obter o Selo em seus produtos, após a aprovação do projeto pelo Inpi.
O presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Mineiros, Valcir José Goulart, que também acompanha o processo considera que “ o Selo funcionará como uma identidade do produto contendo todos os requisitos da cadeia produtiva”.
Assessoria de Comunicação da Emater
Nenhum comentário:
Postar um comentário