terça-feira, 3 de outubro de 2017

Semana das Crianças movimenta rede municipal

2017-10-03 16:06:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de crianças no teatro
Foto: João Barreto
Programação segue, nesta quarta, no Teatro Municipal de Macaé
Cerca de mil estudantes estão participando da programação da Semana das Crianças, que segue nesta quarta-feira (4) no Teatro Municipal de Macaé, com a integração de cerca de 10 escolas municipais.
A programação integra alunos das escolas municipais São Sebastião dos Quarenta, Emilson de Jesus Machado, Maria Angélica de Oliveira das Dores, Letícia Peçanha de Aguiar, Elza Ibrahim, Eda Daflon, Interagir, Renato Martins, Marlene Diniz Caldas e Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco. O aluno Gabriel Aragão, de 5 anos, fez parte do público que compareceu, nesta terça-feira (3), ao teatro e assistiu ao projeto cultural Música Encantada. Acompanhado pelos colegas da Escola Municipal Maria Angélica de Oliveira das Dores, ele fez questão de interagir na apresentação do projeto cultural.

Ele aplaudiu, dançou ao som do grupo carioca e até subiu ao palco para cantar junto aos músicos. "Estou muito feliz. Gosto muito de música. Meu sonho é aprender a tocar um instrumento. Eu canto na minha igreja", contou o aluno Gabriel.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo da Semana da Criança é promover atividades artísticas/culturais variadas, visando o lazer e a sociabilidade educativa, valorizando a criança de modo a estimular a coletividade. "A parceria com a Secretaria de Cultura é essencial. A proposta é promover a integração entre as escolas, bem como possibilitar um ambiente atrativo para livre expressão do ser criança", conta Guto.

Mais programação

Nesta quarta-feira (4), a Semana da Criança contará com apresentações da rede municipal. O público terá a oportunidade de assistir, a partir das 9h, apresentação do grupo HistoriArte, com o esquete teatral "E o futuro, como será?", dos alunos participantes da oficina de teatro do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Também haverá coral do Colégio Municipal Eraldo Mussi e apresentação do grupo de flauta doce do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. O evento também contará com apresentações de dança dos Colégios Municipal Renato Martins e Samuel Brust.

No turno da tarde, a partir das 14h30, a garotada presente no teatro poderá assistir Grupo HistoriArte, banda MPB Groove, do Colégio Zelita Rocha e a peça teatral "O Roubo da Emília", do Colégio Municipal Eraldo Mussi. Também haverá apresentação da Cia de Dança A.G.P, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel e dança de rua, do Colégio Municipal Zelita Rocha.

O evento foi elogiado pelos professores. Viviane Menezes foi uma delas. Ao acompanhar os alunos da Escola Emilson de Jesus Machado, a professora elogiou a programação. "Esta é a oportunidade dos estudantes terem mais contato com a arte. Percebi a animação dos estudantes, que também tiveram mais contato com os jovens músicos", destaca.

Um dos destaques foi a participação de alunos que, pela primeira vez, conheceram um teatro. Entre eles estavam Bárbara Batista, Pedro Lucas de Araújo e Ana Beatriz de Oliveira. "Aqui é muito grande e bonito. Gostei da música. Quero aprender a tocar bateria", contou Pedro. Presente a superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, admitiu que a programação vai contribuir para o desenvolvimento dos alunos. "A arte é essencial para o ensino", comenta.

Música Encantada

Projeto - 
Formado por cinco jovens músicos, o "Música Encantada" é um projeto cultural gratuito de educação musical, em que 250 crianças e adolescentes têm aulas de violão, flauta e canto. Além disso, participam de oficinas de inglês e educação complementar, e contam com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. Os jovens músicos do bairro da Pavuna, Rio de Janeiro, são reconhecidos pelo repertório, que vai da música popular à clássica.

Dentro do projeto, nasceu a Orquestra Violões Encantados, formada por alunos do projeto, que já participam de apresentações em uma série de eventos e shows no exterior. Segundo o coordenador geral, Daniel Santanna, a iniciativa está gerando frutos positivos. " Agradecemos a parceria com a Educação de Macaé. Recentemente, os integrantes do projeto Davi Albino e Letícia Paixão foram selecionados para a Orquestra Juvenil do Rio de Janeiro", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário