Educação divulga ganhadores do Concurso Literário de Crônicas
2017-11-23 10:07:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Foto: João Barreto
Unilivre, a organizadora, funciona na Cidade Universitária
“Bruxas Verdes Inteiras Ardem”, de Rita de Cássia Rodrigues, ganhou o primeiro lugar falando da natureza; “Violento”, um cãozinho morto numa procissão de santo, de autoria da jornalista Simone Aguiar de Noronha, ficou em segundo lugar; e Carlos Alberto dos Santos Soares ganhou a terceira colocação com “Um Minotauro na Ilha de Aço”, falando sobre a vida de trabalhadores enclausurados.
A comissão julgadora, composta por cinco membros, avaliou seis quesitos: originalidade, criatividade, se está situada no tempo, se expressa fato real e de relevância, se respeita as dimensões textuais de uma crônica e se utiliza da afetividade e do imaginário humano.
Com o concurso, a organizadora, a Universidade Livre, da Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação, pretendeu incentivar autores macaenses a mostrar as suas obras inéditas, bem como oportunizar o surgimento de novos talentos literários.
O coordenador da Unilivre, Paulo de Tarso, lembrou que o gênero crônicas imortalizou escritores como Machado de Assis, José de Alencar, Olavo Bilac, João do Rio, Rubem Braga, Fernando Sabino, Luís Fernando Veríssimo e Clarice Lispector, entre outros. Uma das suas características é a história em forma de conversa entre o escritor e o leitor.
Conheça os ganhadores do concurso de crônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário