Hospital da Serra normaliza atividades cirúrgicas
2017-11-01 16:16:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Foto: Maurício Porão
Após reforma, cirurgias voltam a ser realizadas no Hospital da Serra
As cirurgias ficaram suspensas por alguns dias para o centro cirúrgico receber obras de manutenção e reforma. Além do atendimento de alta e média complexidade, a população da serra conta ainda com várias unidades de atenção básica, que oferecem serviços médicos, de enfermagem e odontológicos.
Das 85 cirurgias realizadas em nove dias, 50 são classificadas como de pequeno porte e 35 foram nas áreas de urologia, pediatria e geral. Com 30 leitos, o HPMS oferece atendimento ambulatorial nas áreas de ginecologia, clínica geral, endocrinologia, urologia, alergia e de internação clínica. O paciente cirúrgico passa por avaliações cardiológicas e clínicas, além de análise por parte do anestesista e, uma vez considerado sem grande risco clínico, é submetido ao procedimento.
O serviço ambulatorial conta ainda com odontologia clínica e pediátrica, fisioterapia, exames de imagem com ultrassografia e raio-x, exames laboratoriais e eletrocardiograma, de segunda a sexta-feira.
O cronograma de cirurgias já foi definido: às segundas-feiras são realizadas pequenas cirurgias reparadoras; às terças-feiras, pediatria e urologia; às quintas-feiras, urologia e às sextas-feiras, cirurgia geral.
Região serrana possui sete equipes de atenção básica
A região serrana conta também com sete equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A cobertura é de 100% da serra deste modelo de assistência voltada para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
Dentro do projeto de expansão da Atenção Básica, desde janeiro, o município conta com 10 novas equipes de Estratégia Saúde da Família que atendem mais 40 mil pessoas. Com a implantação das novas equipes, o município passou a assistir 160 mil macaenses, o que corresponde a cerca de 70% da população.
Odontologia
O serviço descentralizado de odontologia nos distritos e localidades conta com oito locais de atendimento para crianças e adultos. O trabalho na área também é realizado nas escolas da rede municipal, por meio do projeto de restauração dentária atraumáutica. Por mês são realizados cerca de 800 atendimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário