Realizado o I Fórum Regional de Gestores da Educação
2017-11-28 16:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Foto: Rui Porto Filho
Representantes da Educação de diversos municípios participaram do evento realizado na Cidade Universitária
A coordenadora, educadora voluntária do Fórum, Marilena Garcia, explicou que, no final do encontro, será elaborada uma carta-compromisso com as principais questões debatidas e aprovadas pelos 12 municípios presentes, já com vistas ao segundo Fórum que será realizado em abril de 2018 nos municípios de Niterói e Quissamã. Marilena compôs a mesa de abertura junto com as educadoras Tânia Aguiar (Ouvidora da Educação), Gelda Rodrigues (Coordenadora de Programas e Projetos) e Leila Clemente (Secretária Adjunta de Educação Básica).
Os municípios apresentaram projetos bem sucedidos em suas cidades. O secretário de Educação de Macaé, professor Guto Garcia, falou sobre “Gestão Democrática da Rede de Ensino”.
- A proposta deste encontro é possibilitar aos participantes o conhecimento das diversas realidades e iniciativas pedagógicas, administrativas e financeiras, bem sucedidas, realizadas no âmbito das cidades. A ideia também é propiciar aos gestores da Educação Básica dos municípios a troca de conhecimento e experiências que desafiam e transformam a qualidade da educação, visando a realização de ações unificadas, conforme proposta do Plano Nacional de Educação (PNE) -, destacou o secretário.
Ele mostrou dados estatísticos e ações executadas para garantir uma educação de qualidade aos 40.585 alunos da rede municipal de Macaé, 6.679 profissionais, transporte escolar para quase 20 mil alunos e outros projetos. Guto também destacou que o município tem o Colégio de Aplicação (CAp), o Pré-Vestibular Social, o Centro Municipal de Idiomas (CMI), o Centro de Formação Professora Carolina Aguiar, o Cemeaes para alunos que dependem de atendimento especializado, e a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que oferece, gratuitamente, quatro cursos de graduação: Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática.
O Fórum aconteceu durante todo o dia. Além de Macaé, com “Gestão Democrática da Rede de Ensino”, Maricá mostrou a “Educação Inclusiva – Educação Integral”; Niterói levou o Programa Avaliar para Conhecer; Quissamã, “Boas Práticas na Educação”; Rio das Ostras, “O professor da era digital; Campos “Novas tecnologias para o setor de matrículas e parcerias com universidades públicas e privadas”; e Carapebus falou sobre a Lei Municipal de autonomia da gestão financeira”.
A secretária interina de Educação de Campos, Luciana Eccard, disse que o município tem o que passar, mas também muito a aprender, sobre o que é feito em educação nas cidades vizinhas.
- Vamos levar muita experiência deste Fórum para o crescimento conjunto. A construção maior será de um legado para os governantes futuros direcionarem as suas ações de forma compartilhada e, assim, todas as gerações terão educação de qualidade -, avaliou.
A vice-prefeita e secretária de Educação de Carapebus, Marinete Manhães Possidonio Pinto, também falou da importância da criação, no município, da banda musical escolar com participação de alunos.
- Participando da banda muitos alunos se tornam disciplinados e mais pertencentes à escola. Este projeto tem sido motivo de orgulho para eles, a família e a comunidade em geral que interage com a banda -, destacou.
À tarde, os debates foram por eixo temático: pedagógico, financeiro, administrativo, formação, infraestrutura e diversidade, e os visitantes aproveitaram para conhecer a Cidade Universitária, onde estão localizadas, além da FeMASS, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação.
A Banda Musical da Secretaria de Educação recebeu o público na abertura do Fórum com ritmos animados e encantou também com apresentação dos hinos nacional e de Macaé. Em seguida, a história do município foi contada em cordel pelo grupo HistoriArte, outro momento de grande valor da cultura macaense.
Para Marilena Garcia este foi um grande momento para a história da Educação de Macaé e do estado que atravessa um momento tão delicado. "Uma cidade mostrando para a outra os resultados dos programas e projetos que deram certo. A troca democrática do saber e do conhecimento. Estaremos em outros municípios fazendo outras edições do Fórum Regional de Gestores da Educação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário