sábado, 4 de novembro de 2017

Solenidade encerra Semana Comemorativa da Rebio

Allexandre Costa
Solenidade contou com a apresentação do filme sobre a Rebio
Allexandre Costa
Secretário de Turismo, Alan Machado, prestigiou a solenidade
A Estação Ferroviária de Rocha Leão, em Rio das Ostras, foi palco nesta quinta-feira, 31, da solenidade de encerramento da I Semana Comemorativa da Reserva Biológica União (Rebio), do Projeto Consciência Verde, que aconteceu em comemoração a ampliação da Reserva e os 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alan Machado, da diretoria da Fundação Rio das Ostras de Cultural, autoridades regionais e empresários apoiadores do projeto. 

Depois da apresentação do filme “Trilhas e Caminhos da Reserva Biológica União”, as autoridades compuseram a mesa e a comunidade presente pôde participar de uma roda de conversa sobre o projeto e a Rebio. 

O secretário de Turismo de Rio das Ostras, Alan Machado, se comprometeu em apoiar o projeto principalmente porque promove ações de preservação ambiental e geração de renda, contribuindo para que a população de Rocha Leão fique na localidade. “O Consciência Verde tem também um cunho social e econômico e pode nos ajudar a fazer da Reserva e da localidade de Rocha Leão atrativos turísticos”, disse. 

A Semana Comemorativa contou com várias atividades como oficina de material reciclável, visita guiada e plantio para recuperação de nascente do Sítio São Jorge e teve apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e da Fundação de Cultura. 

O objetivo do Projeto Consciência Verde é sensibilizar a população sobre a importância da preservação da natureza e de seus recursos, estreitando o relacionamento da comunidade com a Reserva, além de divulgar a trilha interpretativa do local como ponto turístico do Município. 

Criada em 22 de abril de 1998, a Reserva Biológica União, que abrange os municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, foi ampliada em junho de 2017 por Decreto Federal, passando de 2.548 hectares para 7.767 hectares. Deste modo, a Mata Atlântica, que é predominante na região, ficou ainda mais protegida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário