Educação segue com calendário de matrícula
2017-12-27 11:58:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Maurício Porão
Divulgação do resultado da primeira e segunda etapas da pré-matrícula será no dia 10 de janeiro
Na efetivação da matrícula, devem ser fornecidos originais e cópias dos seguintes documentos: certidão nascimento, foto 3x4, carteira de vacinação atualizada, cartão SUS e comprovante de residência. Outro documento é a declaração, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializada.
De acordo com registro da Secretaria de Educação, foi contabilizado o cadastro de 3.775 candidatos na primeira etapa da pré-matrícula. Deste total, 2.710 são para maternal I e 1.065 para maternal II.
A rede municipal conta com cerca de 40 mil alunos e oferece as modalidades de Educação Infantil (dois a cinco anos), Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos Eja). Para Educação Infantil, o cadastro é direcionado às modalidades de ensino maternal I (dois anos completos até dia 31 de março de 2018) e maternal II (três anos completos até dia 31 de março de 2018).
Os alunos do Ensino Fundamental devem ter seis anos. Já para Educação de Jovens e Adultos (EJA), os alunos dos ciclos I ao V, devem ter 15 anos completos ou a completar.
Caso a família optou pela matrícula do aluno em outra unidade escolar que não seja próxima da residência, o procedimento apenas será formalizado após integral atendimento de outros estudantes residentes nas proximidades das escolas e se ainda houver vagas remanescentes. Além disso, a secretaria poderá alocar o candidato em outra escola municipal, caso não existam vagas.
A Secretaria de Educação esclarece que os responsáveis dos candidatos não atendidos na primeira fase da pré-matrícula (maternal I e maternal II) ficam dispensados de comparecer à Secretaria de Educação para verificação de vagas, uma vez que o Serviço de Cadastro e Movimentação de Alunos fará a convocação ao longo do ano letivo.
Todos os alunos da rede municipal a partir de três anos são atendidos integralmente. A meta é que os alunos na faixa de dois anos sejam atendidos em 85%. A expectativa, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é universalizar o atendimento da rede municipal, com o ingresso de todas as crianças na faixa de dois anos na escola.
“Macaé se destaca atendendo integralmente de crianças na faixa de três e quatro anos, antecipando, assim, a meta do Governo Federal, que determina aos municípios o atendimento de todas as crianças na faixa etária de dois a cinco anos até o ano de 2021", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário