segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Nível do Rios Paraíba e Ururaí registra aumento considerável

Chuvas em Minas Gerais, Rio e São Paulo contribuíram para aumento do nível do Paraíba do Sul. Defesa Civil segue com o monitoramento diário dos rios.
O Rio Ururaí subiu quase 20 centímetros neste final de semana, depois de três meses abaixo da régua. Na medição feita pela equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nesta segunda-feira (4), o nível é 2,28m, enquanto que na última sexta-feira (1º) era de 2,10m. Segundo o coordenador do órgão, major Geremias Nogueira Neto, o Rio Paraíba registrou um aumento de 63 centímetros, também nos últimos dois dias, chegando a 6m. 

— O Paraíba atingiu o nível normal. Por conta de chuvas nas regiões dos Rios Pomba e Muriaé, vindas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, o Paraíba deve aumentar ainda mais, mas nada significativo. Esta é a projeção tomando como base as previsões de chuva para a semana. Já as chuvas nas proximidades de Lagoa de Cima e do Imbé provocaram o aumento do Rio Ururaí, mas o nível ainda está baixo. O normal para esta época é de 3 metros. A Coordenadoria Municipal de Defesa faz o monitoramento diário do nível destes rios — explicou major Geremias. 

O nível normal do Rio Ururaí é de três metros e 3,80 de transbordo. Já o Paraíba do Sul, a cota normal é de 5,80m e de transbordo, 10,40m.

A superintendência de Agricultura e Pecuária deu início na semana passada, à limpeza dos pilares da Ponte do Gote, sobre o Canal das Flechas, na localidade de São Martinho, na Baixada Campista. O trabalho, feito em parceria com o Governo do Estado, visa remover a vegetação para que em caso de aumento no volume de água oriundo do Rio Ururaí, depositado na Lagoa Feira, o fluxo ocorra normalmente.

Por: Yan Tavares (estagiário) - Foto: Rafael Peixoto/Sheila Leal -  04/12/2017 14:30:07

Nenhum comentário:

Postar um comentário