Educação: volta às aulas será nesta segunda-feira
2018-02-02 15:21:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Maurício Porão
Segundo a Secretaria de Educação, 40 mil alunos devem retornar às aulas
A volta às aulas nas escolas municipais Professora Norma Shirley da Silva Fernandes (Lagomar), Zélia de Souza Aguiar (Malvinas), Professora Leticia Peçanha de Aguiar (Centro) e Professora Eda Moreira Daflon (Centro) será no dia 19 de fevereiro (segunda-feira), ao invés desta segunda-feira (5). A medida tem como objetivo melhor adequar o funcionamento das unidades. Mesmo com a prorrogação, o cumprimento do calendário letivo será assegurado.
A Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar está passando por reforma e manutenção para receber os 490 estudantes das turmas de primeiro ao quinto ano. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva Fernandes foi inaugurada na segunda-feira (29). Já a Escola Municipal de Educação Infantil Zélia de Souza Aguiar foi inaugurada dia 19 de dezembro. A Escola Professora Eda Moreira Daflon abriga alunos do primeiro ao quinto ano e vai funcionar junto com as instalações do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.
Adaptação
Nas primeiras semanas de aula, a Educação Infantil vai funcionar com horário especial. Os alunos que estudam em horário parcial o atendimento será específico entre os dias 05 a 09 de fevereiro e nos dias 19 a 23 de fevereiro, das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h. No período de 26 de fevereiro a 02 de março, o primeiro turno será das 7h30 às 10h30 e o segundo turno das 13h às 16h.
As unidades que funcionam em tempo integral vão seguir o seguinte cronograma: entre os dias 05 a 09 de fevereiro, o atendimento será das 7h30 às 9h30. Já entre os dias 19 a 23 de fevereiro, o cronograma será das 7h30 às 10h30. Nos dias 26 de fevereiro a 02 de março as escolas vão atender das 7h30 às 14h30.
Em virtude do Carnaval, entre os dias 12 a 16 de fevereiro, haverá pausa no funcionamento das escolas. A Superintendência de Educação Infantil informa ainda que as refeições serão realizadas de acordo com cronograma específico.
Para melhor atender os estudantes, professores e gestores se reuniram desde quinta-feira (1°) em encontros pedagógicos para promover a programação de forma autônoma conforme agenda de trabalho.
Ainda neste mês de fevereiro, estão previstos encontros específicos entre as equipes gestoras e técnicos da Secretaria de Educação. A oportunidade servirá para apresentar o desempenho do ano letivo de 2017 e estratégias para 2018. A proposta é obter êxito no processo de aprendizagem.
Macaé segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao prever que a Educação Básica seja organizada com a carga horária mínima anual de 800 horas por no mínimo 200 dias letivos.
Se necessário, o calendário poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário