Cabo Frio recebe visita de alunos da UFRJ para estudo sobre rochas
29/03/2018
A cidade de Cabo Frio é mundialmente conhecida por suas belezas naturais e rica biodiversidade. E nesta quinta-feira (29) um grupo de alunos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitou a região da Praia Brava e Costão para aprofundarem os estudos sobre as rochas de Cabo Frio.
SAIBA MAIS
A pesquisa é coordenada pela professora de Geologia, Renata Schmitt, que há mais de 20 anos vem estudando a correlação das rochas de Cabo Frio com a região Costa Oeste da África, em Angola e Namíbia, e também a formação do Oceano Atlântico. Para Renata, as rochas da cidade e região são muito importantes na formação do território brasileiro.
“Estudamos a evolução do continente que existia juntando a África e a América do Sul. Uma quebra que se deu por volta de 110 milhões de anos atrás e formou as bacias costeiras do Brasil. Além disso também pesquisamos sobre o que levou o Oceano Atlântico a se desenvolver nesta região”, afirmou a professora.
As visitas fazem parte do trabalho de campo. Os estudantes andam pela área, coletam amostras para serem analisadas em laboratório, elaboram mapas e identificam tipos de rocha. Algumas das pesquisas já feitas em Cabo Frio podem ser vistas nas placas localizadas em alguns pontos turísticos da cidade como o Parque da Boca da Barra e Forte São Mateus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário