sexta-feira, 2 de março de 2018

Cemeaes funcionam com melhorias na infraestrutura

2018-03-01 16:01:00 - Jornalista: Assessoria Educação
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto do Cemeaes
Foto: Rui Porto Filho
Unidades do Cemeaes contam com equipe multidisciplinar
As quatro unidades dos Centros Especializados de Atendimento ao Escolar (Cemeaes) estão de cara nova. A manutenção nas unidades foi realizada durante o recesso escolar com reparos e dedetização. Segundo o coordenador, José Carlos Crespo, nos meses de janeiro e fevereiro foi feito um mutirão com reparos solicitados por todas as unidades. O Centro Especializado é uma referência por oferecer atividades complementares para alunos voltadas para saúde, bem-estar e qualidade de vida.
"As unidades do Cemeaes passam o dia todo recebendo os alunos no contrasturno. Por conta disso, tivemos que esperar o recesso escolar para a realização de reparos hidráulicos e elétricos, limpeza de fossa, manutenção de esquadrias, instalação de ventiladores, impermeabilização das calhas e lajes, assentamento, troca de revestimentos, de lâmpadas, de alambrados, de forro, de portas, de torneiras e de descargas, instalação de grades, troca e manutenção de bombas d'água, pintura geral, dedetização, limpeza de telhado, dos reservatórios de água e instalação de grades", informou o superintendente de Infraestrutura da secretaria de Educação, Fabricio Reid. Alguns reparos serão feitos ainda no decorrer de março.

Neste ano letivo haverá parcerias com outras secretarias. A proposta é que as unidades do Cemeaes recebam palestras com profissionais da rede de proteção básica. Com isso, pais ou responsáveis que estejam aguardando crianças e adolescentes nas atividades poderão receber informações sobre higiene, saúde, nutrição e qualidade de vida.

Para a coordenadora da unidade do Cemeaes Centro, Angélica Gonçalves, a manutenção renovou o local para o início do novo ano letivo. "O aluno que chegar à unidade e não encontrar vaga na modalidade que almeja, entra no cadastro. Assim que houver vaga, entramos em contato. Nesse ano a novidade na nossa unidade são as aulas de handebol, jogos pedagógicos e de tabuleiros, que serão uma extensão dos tratamentos realizados pela psicopedagoga, fonoaudióloga e psicóloga. Um trabalho em equipe para alcançar cada vez mais grandes resultados", disse Angélica.

Natação e dança são as atividades mais procuradas

Entre as atividades mais procuradas estão natação e dança (balé clássico, jazz, dança contemporânea, criativa e regional, hip-hop). Todas as atividades são realizadas com vertente pedagógica. As unidades do Cemeaes contam com uma equipe multidisciplinar formada por professor, psicólogo, fonoaudiólogo, técnico de desporto, além de administrador, porteiro e auxiliar de serviços gerais.

Além de alunos, os adultos da comunidade fazem parte das aulas de ginástica, alongamento e hidroginástica. As unidades Centro e Barra contam com apoio pedagógico, psicologia, fonoaudiologia, psicomotricidade, natação, dança, ginástica, alongamento e hidroginástica. O Centro conta com futsal e a Barra tem futebol de areia. Já a unidade do Aeroporto oferece apoio pedagógico, psicologia, psicomotricidade, natação, futsal, dança, ginástica, alongamento e hidroginástica. A Serra também conta com apoio pedagógico, psicologia, fonoaudiologia, psicomotricidade, dança e xadrez.

O Cemeaes atende crianças a partir de quatro anos. Para o cadastro e renovação, os interessados devem procurar a unidade mais perto da moradia com os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, cartão de vacinação em dia, no caso de criança, comprovante de residência, foto 3x4, atestado médico (para atividade esportiva) e encaminhamento da escola para aquele que necessita de atendimento clínico específico como psicologia e fonoaudiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário