DOMINGÃO
Programação especial da Prefeitura oferece lazer às famílias na praça da República
04/03/2018 15:46
Depois que foi devolvida à população de Belém, em novembro do ano passado, totalmente reformada, a praça da República, no centro da cidade, passou a ser mais ainda o destino preferencial de muitas famílias que buscam esse local para o lazer e o esporte.
Na manhã deste domingo, 4, a praça estava lotada de pessoas aproveitando a manhã de Sol e também a programação promovida pela Prefeitura de Belém, por meio do programa Aliança pela Paz e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
Quando a reforma da praça foi concluída e a segurança reforçada, as pessoas e suas famílias passaram a fazer suas atividades físicas e de lazer, se espalhando pelo gramado do local, onde colocam esteiras, toalhas, cadeiras e bancos, buscando ter a diversão sempre garantida.
Concerto - A programação deste domingo começou com um concerto da Banda da Guarda Municipal de Belém (GMB), que se apresentou no coreto de ferro, às imediações da rua Assis de Vasconcelos. A banda, sob a regência do maestro e inspetor Alves, executou várias músicas e muito carimbó. Quase ao final da apresentação, os integrantes da banda desceram do coreto e deram uma pequena volta praça, no que foram acompanhados pelas pessoas.
O presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, explicou que o objetivo da Prefeitura é atrair para a praça as atividades culturais de Belém e do Estado. “Queremos a cultura viva deste Estado aqui na praça, como é o caso do carimbó. Estamos organizando uma agenda de apresentações na praça e queremos que ela seja constante. Queremos as famílias aqui e que as crianças circulem livremente. Nós queremos convidar a toda população para que frequente a praça, traga as suas expressões de cultura, e que nos procurem na Fumbel para que façamos juntos essa agenda. E o mais importante é que as pessoas e as famílias tenham certeza de que aqui na praça elas terão uma boa diversão, à altura de seus anseios”, convidou Fábio Atanásio.
Versatilidade - O domingo na praça é um programa para todos. Próximo a um dos coretos, um grande número de evangélicos fazia orações e cantava. O grupo sempre se reúne nesse local, aos domingos, e essa atividade termina com um grande lanche.
Também a praça foi o local que um curso de técnicas de enfermagem escolheu para mostrar os serviços e atividades que oferece. Em outro local, um grupo de capoeira mostrava sua habilidade e músicas.
A praça de República agora é um local livre de ambulantes irregulares que antigamente ocupavam o local, quase impedindo o ir e vir de todos. Foi para ver como está a praça atualmente que o casal Áurea e André Madeira e a filhinha deles, Agnes, foi até o local. A garotinha se animou com o som da banda da GMB e dançava sem parar. “Nós moramos no bairro da Pedreira e esta é a primeira vez que viemos aqui depois que soubemos da reforma da praça. Aproveitamos para trazer a nossa filha, porque ela já começou a andar e aqui tem muito espaço. Gostei muito de como está aqui e gostei, principalmente, da apresentação da banda”, disse Áurea.
Uma outra atividade deste domingo foi realizada no anfiteatro da praça, já próximo à rua Oswaldo Cruz. Nesse local se apresentaram os grupos parafolclóricos Iaçá, do bairro do Marco, e o grupo Trilhas da Amazônia, do distrito de Icoaraci. As duas apresentações foram acompanhadas por muitas pessoas.
Um dos mais atentos às danças e músicas do grupo Iaçá era o pequeno Joaquim, de pouco mais de 1 ano. O menino foi levado à praça pelos pais Magda e Marcelo Fernandes. A família mora no bairro da Condor e gostou do que viu na praça. “Eu acho que melhorou muito por aqui. A praça está bem cuidada, limpa, as calçadas sem buracos e dá prazer de passear. Também é uma ótima opção para quem tem criança pequena, como nós. Estamos gostando de tudo o que vimos e estamos fazendo”, contou Magda.
Movida - Desde que foi criado há 13 anos, o Movimento pela Vida (Movida) promove suas atividades, sempre aos domingos, na praça da República, fazendo campanha contra a violência em Belém. O grupo é formado por familiares de pessoas que foram vítimas da violência na capital paraense e luta para que esses crimes não fiquem impunes.
Neste domingo, a programação foi especial em lembrança ao Dia Internacional de Mulher, que é comemorado no dia 8 de março, e teve show do cantor Kleber Max e ainda a realização de sorteios entre os integrantes do grupo.
Iranilde Russo, fundadora do Movida, explica que o trabalho deles é voltado para a solidariedade àqueles que tenham passado por um momento de violência. “Nos encontramos sempre aqui na praça e conversamos muito sobre os nossos problemas. Também aqui articulamos estratégias para exigir o julgamento dos acusados o mais rapidamente possível, organizamos ações de pedido de justiça e outros mais. O que queremos é que a violência em Belém retroceda, e que se ela ocorrer que os crimes sejam punidos”, pontuou Iranilde.
Segurança - O bem-estar e a segurança dos frequentadores da praça são garantidos pelo efetivo da Guarda Municipal de Belém, que possui um box fixo no local para esse fim. Desde que terminou a reforma e a praça foi reaberta ao público, as ocorrências estão com uma taxa de incidência próxima de zero. Outra ação que garante mais tranquilidade a todos é a proibição da venda de bebidas alcoólicas no local.
A Prefeitura de Belém organiza programações de lazer e esporte sempre aos domingos na praça da República, com acesso gratuito a todos.
Por Dedé Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário