NOTÍCIAS
Estudantes e professores fazem campanha para ajudar José Maria Miro
Tratamento
Desde 2017 o professor enfrenta uma lutra contra o câncer e passou a tomar um medicamento com custo de R$ 8 mil a caixa.
por Comunicação Social do Campus Campos CentroPublicado19/03/2018 17h53,Última modificação19/03/2018 19h44
A partir de um pedido de doação de sangue, afixado no sistema eletrônico de ponto, muitos colegas servidores do Campus Campos Centro tomaram conhecimento dos problemas de saúde que o professor José Maria Miro enfrentava. Naquela momento, dezembro de 2017, ele passaria por uma cirurgia para retirada de um rim atingido pelo câncer. O estado de saúde do servidor passou a ter complicações em função do comprometimento dos pulmões e do fêmur direito.
Em meio à problemática do quadro clínico, com metástase nos órgãos, as linhas de tratamento adotadas e o atendimento recebido por José Maria foram igualmente prejudiciais à sua saúde, a ponto de ter ganhado o noticiário local. No início deste mês ele conseguiu uma nova consulta e teve a prescrição do medicamento Votrient para o tratamento.
De acordo com a esposa do professor, Janaína Santos Lima Miro, a medição foi prescrita para atuar na metástase, ficando então a expectativa de que uma vez os pulmões fiquem livres de nódulos, a parte do tratamento do fêmur possa ser realizada. A tomografia mais recente apontou a presença de 10 nódulos nos pulmões.
Janaína também explicou que o dinheiro obtido com a campanha está sendo utilizado para custear o tratamento de fisioterapia - cada sessão custa R$ 100,00 - para as pernas e pulmões. Um processo para o fornecimento da medicação pelo SUS está em andamento.
José Maria sente saudades da sala de aula, das atividades de campo realizadas com os estudantes e tem recebido visitas de seus alunos. Um deles defendeu, na semana passada, uma monografia orientada pelo professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário