UFRJ tem programação especial pelos 10 anos em Macaé
2018-03-23 10:46:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Programação acontece na Cidade Universitária
Os avanços são muitos e marcantes nesse tempo. A UFRJ-Macaé formou, nesse período, cerca de 500 alunos, funciona nos blocos B e C construídos e cedidos pela prefeitura, e recebeu uma emenda parlamentar para a construção do Restaurante Universitário para distribuição de refeições, cujas obras encontram-se em fase de planejamento pela UFRJ-sede.
A universidade começou a funcionar em Macaé no dia 27 de março de 2008 oferecendo os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Química e bacharelado em Farmácia. No ano seguinte, vieram as primeiras turmas de Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; e Nutrição, recebendo as engenharias Civil, Mecânica e de Produção, em 2011. Hoje são 11 cursos de graduação, incluindo bacharelado em Ciências Biológicas e em Química e seis de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado.
Atualmente, o total de alunos por curso é o seguinte: bacharelado em Química (110); bacharelado em Ciências Biológicas (152); Enfermagem e Obstetrícia (330); Engenharias (649); Farmácia (374); licenciatura em Ciências Biológicas (192); licenciatura em Química (80); Medicina (315); e Nutrição (345). São 2.547 alunos somente na graduação.
Cada prédio onde a UFRJ funciona tem seis mil metros quadrados e conta com 26 salas, sendo 13 no segundo pavimento e 13 no terceiro, e mais o térreo composto pela área administrativa de cada unidade e auditório. Toda essa expansão recebeu um investimento aproximado de R$ 23 milhões que incluíram ainda a construção de uma cisterna com capacidade de abastecimento de 700 mil litros de água e o castelo d`água para receber até 73 mil litros, além do estacionamento com iluminação, posteamento e asfalto que atende alunos, professores e servidores administrativos da Cidade Universitária.
O campus da UFRJ-Macaé foi instituído a partir do reconhecimento da evolução do envolvimento de vários segmentos da comunidade acadêmica na criação de cursos, na construção de projetos de pesquisa e de extensão no município e na inserção da universidade na sociedade. Na volta às aulas no último dia 12, só a UFRJ lotou a Cidade Universitária com cerca de três mil alunos, incluindo os de pesquisa. Junto com a UFF e a FeMASS, o campus tem, diariamente, cerca de 5.500 alunos em 18 cursos de graduação.
A programação que celebra essa trajetória da universidade começou nesta quinta-feira (22) e, até 27 de março, haverá palestras, exposições, mesas redondas e atividades culturais para integrar a comunidade acadêmica e comemorar os 10 anos como marco dessa história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário