segunda-feira, 23 de abril de 2018

Defesa Civil Municipal trabalha em projeto de macrodrenagem para canalizar rio Passo Fundo em trecho da área urbana


Também fará parte do projeto a canalização de um córrego que desce do bairro São Paulo e deságua no Passo Fundo

Defesa Civil Municipal trabalha em projeto de macrodrenagem para canalizar rio Passo Fundo em trecho da área urbanaEste projeto de ação emergencial para reconhecimento de áreas de alto risco a movimentos de massas e enchentes será mais uma ferramenta nos trabalhos de prevenção às cheias e enxurradas no município / Fotos: Toninho Vieira
O prefeito Antonio Ceron recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (23 de abril) o coordenador geral da Defesa Civil Nacional, Mushue Dayan Hampel Vieira. Na pauta do encontro, a apresentação de um pré-projeto de macrodrenagem elaborado pela equipe técnica da Defesa Civil Municipal para a canalização do rio Passo Fundo, área urbana da cidade, e que corta o bairro de mesmo nome às margens da BR-282. São cerca de 700 metros de extensão, no trecho que compreende desde a ponte de acesso ao bairro até o campo de futebol do Passo Fundo.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Jean Felipe de Souza, este pré-projeto prevê a canalização com galerias celulares 4x4. “Para elaboração deste estudo prévio, e que está sendo apresentado para o coordenador geral da Defesa Civil Nacional e para o prefeito, nós usamos como parâmetros de dimensionamento dados hidrográficos, precipitação pluviométrica da região, tempo de concentração destas águas, tempo de recorrência, cálculo de descarga do projeto e o coeficiente de escoamento superficial”, explicou Jean.
O prefeito Ceron salientou que este projeto de ação emergencial para reconhecimento de áreas de alto risco a movimentos de massas e enchentes será mais uma ferramenta nos trabalhos de prevenção às cheias e enxurradas no município. “Ali são 300 famílias, o que corresponde cerca de 1.200 pessoas que serão diretamente beneficiadas por esta importante obra de prevenção e infraestrutura.”
O coordenador geral da Defesa Civil Nacional, Mushue Hampel, citou outros municípios catarinenses como Major Vieira e Ponte Alta do Norte, que já foram beneficiados com a liberação de recursos com projetos semelhantes. Neste pré-projeto está incluída também a canalização de um córrego que desce do bairro São Paulo e deságua no rio Passo Fundo. Nesta área são cerca de 300 metros de extensão.
Acompanharam também a reunião o vice-prefeito Juliano Polese e o voluntário da Defesa Civil Municipal, Marcelo Airton de Oliveira. “Vamos adequar este projeto de acordo com as especificações repassadas pelo coordenador Hampel, para que então possamos enviar à Defesa Civil Nacional, que deverá fazer o repasse dos recursos necessários para a prevenção de enchentes e enxurradas na nossa cidade”, conclui o prefeito Ceron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário