Encontro de Professores segue até sexta-feira
2018-04-03 17:16:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Ana Chaffin
Estratégias de ensino contribuem para aprendizagem dos alunos
A capacitação acontece das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. A secretaria funciona na Rua Antero Perlingeiro,402, Centro. A finalidade é aliar a teoria à prática e destacar a importância da pesquisa de estratégias de ensino e possibilidades autônomas no processo pedagógico.
Os cerca de 200 participantes têm a oportunidade de debater questões sobre o tema "Educação e Valores", com ênfase nas habilidades socioemocionais, ministrado pela educadora Lúcia de Menezes.
A abordagem é elogiada pelos professores integradores. Uma delas, Neila de Abreu Braga ressalta: "trabalho no Colégio Carolina Curvelo Benjamin, no Trapiche, e faço questão de fazer parte deste encontro. Recebemos orientações relevantes e até informações de abordagens diferentes para tratar com alunos e família. Saber atuar com a pluralidade é essencial", pontua.
Da mesma opinião é a professora integradora do Ciep Municipal Oscar Cordeiro, Claudecy Macena. "A programação contribui para compartilhar experiências, enriquecer a prática pedagógica e poder aplicá-la no melhor momento", observa.
Reunião de alfabetizadores registra 300 docentes
Além deste evento, a rede municipal está promovendo desde a segunda-feira (2) o Encontro de Professores Alfabetizadores.
Cerca de 300 professores participam da formação ministrada nos polos do colégios municipais Aroeira, Coquinho (Praia Campista) e Neuza Goulart Brizola (Barra) com a integração dos profissionais. O tema do encontro deste mês é "A matemática na formação da competência leitora".
Os polos integram escolas que funcionam nos setores administrativos como azul, amarelo, verde, vermelho, vinho, marrom, laranja, cinza e azul marinho, que representam as regiões do município e a localização de cada unidade.
O Encontro de Professores Alfabetizadores também termina na sexta-feira (6) e reforça as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que prevê a alfabetização de todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até o terceiro ano do Ensino Fundamental, com no máximo oito anos.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta da rede municipal é contribuir com a troca de experiências e aproximar as práticas pedagógicas das escolas.
"O ano letivo de 2018 conta com as seguintes metas: ter 80% dos alunos alfabetizados no primeiro ano, ter o registro de 85% dos alunos do segundo ano lendo com fluência e produzindo textos com legibilidade e coerência, além de ter todos os estudantes do terceiro ano com compreensão e produção de texto com coerência e coesão", assinalou Guto, ressaltando que Macaé segue o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê 100% das crianças alfabetizadas até 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário